Os materiais impressos estão presentes nas mais diferentes ocasiões. Cada tipo de peça gráfica tem uma meta a ser atingida e não podemos ter dúvidas do quanto elas são efetivas nas estratégias para empresas e negócios. Neste artigo você vai conhecer os principais tipos de materiais impressos e seus fins.
Ainda precisamos dos materiais impressos?
Mesmo com todo o avanço da tecnologia, o impresso continua sendo um material importante. Na história sua função sempre foi disseminar informação e conhecimento, porém ele vai muito além disso. Quando usado como uma estratégia de marketing, pode se tornar a ferramenta perfeita que vai influenciar nas compras e na escolha dos serviços adquiridos.
Com a internet a todo o tempo nos enchendo de informações, um material impresso pode ser muito mais assertivo dado ao seu contato físico e duração. Por isso, criar bons materiais gráficos é quase uma obrigação.
Ao falarmos em catálogos, revistas e livros a qualidade também está ligada ao consumo final. Para o segmento de moda, mostrar ao cliente sua nova coleção faz parte das estratégias semestrais, por exemplo. Assim como, as revistas informativas podem atingir uma grande quantidade de pessoas quando dispostas em locais estratégicos onde está seu público alvo.
Vamos agora conhecer os principais materiais impressos e suas funções
Impressos Promocionais
Os materiais gráficos promocionais giram em torno de impressos de consumo rápido e objetivo ou seja, que cumprem a função de entregar uma mensagem efetiva de mercado.
Flyer e Panfleto
Os dois são materiais muito parecidos e possuem a mesma finalidade, que é passar informações rápidas de forma simples. Ao contrário do panfleto que tem uma estética mais simples, a arte do flyer é bem mais elaborada assim como o próximo item, o folder.
Folder
Uma ramificação dos impressos acima, porém é bem mais elaborada, possui diferentes tipos de dobra e o design é pensado para que as páginas sejam contínuas. Do mesmo modo, utiliza informações relevantes e imagens para compor o material.
– Ler mais: Saiba a diferença entre flyer, folder e panfleto
Papelaria Corporativa
Toda empresa deve ter seus materiais corporativos para usar no dia a dia e principalmente oferecer como brinde para seus parceiros. Materiais úteis como blocos de papel, papel timbrado e pastas, são manejados em nossa rotina. Sendo assim, uma forma de manter nossa marca na memória dos clientes é colocar sua imagem à vista.
Calendários e Agendas
Esses materiais gráficos são uma ramificação dos impressos do tópico acima. Estão extremamente ligados a estratégia de sermos lembrados e estarmos a vista quando nosso cliente precisar de um produto ou serviço.
– Veja também: Ferramentas de Organização e planejamento – Materiais impressos personalizados para ajudar na rotina
Impressos Editoriais
Esses materiais gráficos são de carácter informativo, de forma muito mais extensa e elaborada. São compostos por catálogos, revistas e livros.
Catálogos
Está presente em inúmeros segmentos e tem como objetivo mostrar seus produtos, separados ou não por sessões. Precisam ser impressos de alta qualidade, com fidelidade de cor e matéria prima de primeira.
Revistas
Basicamente é uma reunião de matérias informativas e imagens que serão relevantes paras determinados nichos. Pode ser segmentada pelo tipo de negócio, faixa etária ou assunto, como é o caso das revistas corporativas que mostram o rendimento da empresa bem como os assuntos que giram em torno do negócio.
Livros
Neste tipo de impresso podemos passar horas colocando os gêneros e funções dos livros, mas acredito que sua função dispensa explicações.
Materiais impressos de qualidade
Primeiramente precisa ficar claro que o universo dos impressos é maior do que foi citado aqui. Mostramos apenas os mais comuns dentro da impressão, porém a imaginação é o limite.
O que não pode passar despercebido é a qualidade do impresso e a sua finalidade. Portanto, escolher uma boa gráfica é o pontapé inicial.
A gráfica Alpha Ultrapress, trabalha com excelentes matérias primas, muita tecnologia, sem contar nos processos de impressão otimizados como fidelidade de cor e qualidade de impressão.
Afinal, são os pequenos detalhes que agregam valor na peça final. São esses pequenos detalhes que irão fazer a estratégia ser muito mais encorpada e efetiva no final.
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