Impressão Offset e Digital – Tudo o que você precisa saber

Termos técnicos são na maioria das vezes assustadores para quem está chegando agora, independente de. 

Cada nicho tem suas peculiaridades e seus próprios termos mas isso não quer dizer que não seja possível entender. 

Um exemplo é a tão famigerada impressão offset e impressão digital. Mas afinal o que é isso? 

Nesse artigo explicarei afinal a diferença entre impressão offset e impressão digital, como são feitas e quais são as suas vantagens. Continue por aqui e decida se ela é o melhor tipo de impressão para você e o seu negócio. 

O que é a impressão Offset? 

A offset é um tipo de impressão totalmente moderna que difere das impressões mais antigas onde eram feitas diretamente sobre o papel. Ela passa a usar uma chapa de alumínio para reproduzir a arte.

Essa chapa de alumínio é gravada a laser ou em uma gravadora a fotolitos e  preparada para se tornar fotossensível. Toda a área protegida da luz atrai a gordura (tinta) e a outra parte a água. 

A chapa é presa em um cilindro que vai passar por um outro menor que contém a tinta. Em seguida, esse cilindro absorve a tinta e deixa todo o restante em branco. 

Uma blanqueta de borracha vai passar pelo primeiro cilindro com a chapa já pintada, o que vai ajudar a fixar ainda mais a tinta no material que será impresso. A imagem está agora impressa na blanqueta. 

O papel faz um trajeto entre a blanqueta e um outro cilindro que fará pressão para que a imagem seja transferida para o papel. 

Resumindo, o percurso é o seguinte: a chapa imprime na blanqueta que imprime no papel. 

Em relação às cores, temos que ter em mente que a impressão será em CMYK, portanto cada uma das cores possui cilindros específicos e chapas próprias. A impressão será realizada através das retículas, cada cor de uma vez, para que no fim a impressão esteja visível nas cores totais como no projeto original. 

E a impressão Digital? 

O nome na verdade já é bem auto explicativo. Sua jornada é bem reduzida comparada a impressão offset. 

Ela é basicamente o registro de informações feita sobre diversos tipos de papéis que são recebidas pelo computador. O princípio é o mesmo que a gente já conhece nas impressoras convencionais que temos em casa. 

Certamente, a qualidade sem dúvidas é muito superior, com muito mais qualidade de impressão e cores. 

Impressora Digital HP Indigo
Impressora Digital HP Indigo

Offset x Digital| Opto por qual tipo de impressão? 

Aqui temos dois tipos de impressões que se encaixam em tipos diferentes de clientes baseado em sua demanda. 

Caso seu volume de impressão seja grande, mais  de 1.000 unidades é aconselhável a impressão offset dado o seu custo benefício. Sendo que, ela também possibilita a impressão de cores pantones e cores especiais. 

Se sua demanda for menor e possuir dados variáveis como endereços por exemplo, a impressão digital é super recomendada. 

Não existe aqui o certo e o errado, ou seja, existe apenas o tipo de impressão necessária para o impresso necessário no momento. 

A qualidade do produto final não é comprometida. A tecnologia permite que as impressões digitais sejam de alta qualidade bastante similar a impressão offset. 

Em resumo, basta medir o custo benefício que cada vai proporcionar ao seu projeto e orçamento e escolher o melhor tipo de impressão. 

A Alpha Ultrapress

A Alpha Ultrapress conta com um parque gráfico que proporciona aos nossos clientes qualidade de cores, diversos acabamentos com preço justo e competitivo

Nossa força é a impressora Roland Direct Drive 10 cores no formato 74×104 que possibilita impressões 4×4, 5×5 e 4×4 + verniz simultaneamente. 

Impressora Offset Roland
Impressora Offset Roland

Tem algum projeto gráfico esperando para ser impresso? Aproveite para baixar o nosso material, um super guia de impressão que vai te auxiliar no momento de preparar e enviar o seu arquivo para a impressão. 

Guia de Impressão
Aproveite e baixe nosso material

Posts Relacionados

Leave a CommentYour email address will not be published.