Perguntas Frequentes

Esta nomenclatura se refere à quantidade de cores e faces do papel a serem impressas nos produtos. Explicaremos melhor abaixo:
1×0 – Significa impressão apenas na frente do impresso, sempre na cor PRETO.
1×1 – Significa impressão na frente e no verso do impresso, sempre na cor PRETO.
4X0 – Significa impressão na frente do impresso, em quatro cores, permanecendo o verso do impresso sem impressão. As quatro cores seguem o padrão CMYK e podem recriar praticamente todas as outras cores existentes.
4×1 – Significa impressão em quatro cores na frente do impresso e impressão na cor preta no verso do impresso.
4×4 – Significa é impressão em quatro cores tanto na frente quanto no verso do impresso.

Laminação é uma fina camada plástica aplicada no produto, com o intuito de melhorar a sua qualidade e durabilidade. Ela é aplicada em toda a face do impresso, não podendo ser aplicada apenas em alguns detalhes (como acontece com o Verniz UV Localizado, por exemplo) Existem dois tipos de Laminação: a Fosca (película plástica fosqueada) e a Brilho (película plástica brilhante).

O Verniz UV é uma camada de tinta transparente aplicada no produto, com o intuito de melhorar a qualidade e durabilidade do impresso. Este enobrecimento proporciona um brilho intenso ao local onde é aplicado, sofisticando o resultado final do produto. Existem algumas formas diferentes de aplicação do Verniz UV, tais como: Verniz UV Total Frente (aplicado em toda a frente do material), Verniz UV Total Frente e Verso (aplicado em toda a frente e o verso do material), Verniz UV Localizado (aplicado em apenas alguns detalhes do impresso, tais como fotos e textos, realçando estas partes).

A Alpha oferece ao cliente as seguintes opções de papéis: Sulfite, Couche, Color Plus, Reciclato, Supremo

Sulfite ou Off Set: é o nome do papel fabricado com celulose branqueada com a adição de carga mineral na ordem de 10 a 15%. É utilizado principalmente para produtos que terão impressão ou escrita sobre ele, tais como: envelopes, blocos, cadernos, papéis carta, agendas, etc. Por ser geralmente mais barato que os outros papéis, também é utilizado na confecção de impressos em geral, como por exemplo: folders, folhetos, panfletos, cartazes, papéis bandeja,etc. 

Couche: é o nome dado aos papéis revestidos com uma camada de adesivo e pigmento. Este papel é utilizado em larga escala por todo o meio publicitário, principalmente para a confecção de revistas, folders, folhetos, malas diretas, cartões postais e de visita, capas de livro, etc. Apresenta folhas com o aspecto bem alvo e liso, sem rugosidades. Existem inúmeros fabricantes e variações do papel Couche no mundo, como por exemplo o Couche Fosco, Couche Brilho, Couche L2, etc. 

Color Plus: O papel color plus é um dos papéis coloridos de maior qualidade. Eles estão disponíveis em diversas gramaturas e tem um leque de cores variadas. Suas aplicações são em trabalhos publicitários, papel para carta, envelopes, convites, catálogos, blocos, capas, folhetos, cartões de visita, mala-direta, formulários contínuos. Sendo ideal também para trabalhos artesanais de altíssima qualidade.

Reciclato: É o nome dado ao papel que, em sua fabricação, utililiza-se de alguma porcentagem de matéria-prima oriunda de reciclagem. Por este motivo, é o papel mais ecologicamente sustentável em relação a todos os outros e sua utilização cresce constantemente. Seu custo é levemente superior ao do Sulfite. Oferece grande variedade de cores e textura, proporcionando ao usuário um resultado diferenciado dos papéis frequentemente utilizados. Podem ser utilizados em qualquer tipo de impresso.

Supremo: nome comercial dado ao papel Cartão Triplex fabricado exclusivamente com celulose branqueada. Geralmente são bem colados em formatos, com acabamento monolúcido, alisado ou super-calandrado. São comercializados para várias aplicações tais como pastas, embalagens, capas, convites, cartões de visita e postais.

A Alpha aceita apenas o formato PDF/ X-1A. Este é o padrão definido pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica e a utilização deste evita problemas de compatibilidade e variação de cores na impressão, traduzindo-se em um impresso mais fiel aos desejos do cliente.

A sigla RGB corresponde às iniciais, em inglês, das 3 cores utilizadas neste padrão: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral. 

A sigla CMYK corresponde às iniciais, em inglês, das 4 cores utilizadas neste padrão: Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é o padrão correto a ser utilizados para impressos em papel, pois geram maior qualidade nas cores.

Temos, então, um paradoxo na produção gráfica, pois o cliente visualiza seu material no monitor de seu computador no padrão RGB, enquanto a gráfica imprimirá utilizando o padrão CMYK! A proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica. O método RGB, baseado em luz, não serve para impressão de materiais. Portanto, se você criar sua arte em RGB, deverá transformá-la em CMYK antes de envia-la.

Para seus textos, procure sempre utilizar o preto com a seguinte configuração no padrão CMYK: C: 0%, M: 0%, Y: 0%, K: 100%. Nunca utilize, para seus textos, o preto nas 4 cores (C: 100 M:100 Y:100 K:100). O uso do preto nesta configuração poderá acarretar problemas de registro, já que as letras geralmente são pequenas e, mesmo pequenas variações no processo gráfico (como abertura do papel gerada pela umidade do ar, por exemplo) poderão acarretar um resultado onde a leitura fique comprometida.

O HotStamping é um processo de impressão com acabamento de marcação por calor, com uma fita impressora, que pressionada por um clichê sobre o produto adequadamente, transfere parcialmente sua textura.

Normalmente é utilizado 5mm de margem de segurança.