Calibração de Monitor

Calibração de Monitor – Descubra como obter cores mais fiéis no seu impresso

Fidelidade de cor é primordial. 

Quando pensamos em qualquer trabalho visual e gráfico, pensamos automaticamente em como essa peça é e, em como ela chegará para o cliente alvo. Seja ela impressa ou apenas algo que será disseminado em telas de celulares e computadores.

Neste artigo vou te explicar a importância da calibração do monitor e como ele pode te ajudar na fidelidade de cor do seu projeto gráfico na hora da impressão. 

Calibração de monitor

Em primeiro lugar, para qualquer profissional que trabalha com artes digitais em geral, a fidelidade de cor é o maior empecilho para distribuir seu trabalho visual de forma como foi concebido. 

Na indústria gráfica esse problema é ainda mais pontual, pois estamos falando em reproduzir inúmeras quantidades impressas de um arquivo digital. Elas precisam estar o mais próximo possível das cores originais dos produtos, cores pantones por exemplo e até mesmo a harmonia do projeto em geral. 

Sendo assim, para evitar transtorno durante a produção como gastos extras, perda de produtividade e bastante estresse, a calibração do monitor é uma ação essencial para todos os profissionais da área. Uma etapa consideravelmente simples que pode diminuir a jornada entre criar arquivos e descobrir como serão suas cores na hora de imprimir. 

É realmente preciso calibrar monitores? 

Como dito anteriormente, vamos levar em conta que você é um profissional que trabalhe com produção de arte, edição de fotos ou qualquer tipo de mídia visual. Se você de alguma forma se encaixou nesse perfil, a resposta à pergunta anterior é “Sim, você não só precisa como deve!” 

Dessa forma, o monitor é onde você visualiza todo o seu trabalho. Por isso é preciso ter uma certo grau de confiança nas cores que estão sendo vistas por ele e como elas irão se comportar na hora da impressão. 

O que é calibração? 

O processo da calibração consiste em ajustar contraste, brilho, temperatura de cores com o intuito de otimizar o equipamento. 

Depois dessa primeira etapa é preciso criar um perfil de cor, pois é ele que vai definir um sistema de cores absoluto. Ou seja, esse arquivo será o responsável por converter as cores do monitor para as cores da impressora. 

Para calibrar o monitor usamos o colorímetro. Este dispositivo possui sensores de cor que permite medir os valore XYZ que correspondem aos valores RGB do monitor. 

Saiba mais sobre os sistemas de cores RGB e CMYK neste artigo: RGB e CMYK – O sistema de cores ideal para o seu projeto.

Fidelidade de cor e impressão | O link entre cliente e gráfica

Vamos tomar como ponto de partida que seu material será impresso. Sendo assim, seu monitor está calibrado e o perfil de cor está fixo em seu computador, o próximo passo é enviar seu arquivo para a gráfica. 

Nossa gráfica segue as normas do ISO 9001, com o intuito de trazer um gerenciamento de cor extremamente satisfatório. Com os dois monitores (Cliente > Alpha) alinhados, devidamente calibrados e com o perfil de cor definidos, a próxima etapa é a impressão de uma prova física. 

A prova serve basicamente para que o cliente tenha ideia de como será o seu impresso e consiga visualizar possíveis erros de diagramação e principalmente cores. Sua função é evitar esses erros e consequentemente evitar gastos extras e atrasos no prazo de produção. 

Com o nosso sistema de gerenciamento de cor, a Alpha Ultrapress passa ser um ótima opção para produzir impressos. 

Calibrar seu monitor é definitivamente a melhor opção. 

Como podemos perceber através desse artigo, calibrar o monitor é primordial. É através dela que podemos garantir cores mais próximas dos projetos reais e economizar durante a produção. 

Sua função é criar o melhor projeto e a nossa é transformá-lo em realidade. Portanto, optar por uma gráfica que segue um sistema de gerenciamento de cor é ter a tranquilidade de saber que a essência será passada para o material físico. 

A Alpha Ultrapress

Nos preocupamos com a qualidade de cada impresso que sai da nossa gráfica. Acreditamos que o material gráfico ainda é uma das melhores estratégias de marketing para o seu negócio. Por isso aceitamos o desafio de sermos uma fábrica de soluções gráficas, sempre levando muita inovação e tecnologia. 

Se chegou até aqui, aproveite e baixe nosso material. Um guia completo de impressão que vai te auxiliar a preparar o seu arquivo para ser enviado para a gráfica. São dicas imperdíveis. 

Guia de Impressão
Aproveite e baixe nosso material gratuitamentehttps://formulario.alphaeditora.com.br/guia_de_impressao/

Posts Relacionados

Leave a CommentYour email address will not be published.