Catálogo impresso | Impulsione suas vendas

Catálogo Impresso
22 de junho de 2021

O catálogo é uma ferramenta de venda poderosa que faz uma ligação entre produto, loja, vendedor e cliente. Mas porque preciso de um catálogo impresso, já que o digital é tão mais fácil? Se você pensa desta forma, continue lendo este artigo que vou te contar porque um material impresso pode ser muito mais efetivo que o digital.

O que é um catálogo?

O catálogo é uma ferramenta de marketing que reúne os produtos de um estabelecimento e tem a função de mostrar graficamente as características de cada um deles. Pode ser feito com diferentes acabamentos como as lombadas canoa, quadrada ou wire-o, capa dura ou mole entre outros.

Ele pode ser organizado de várias formas como por exemplo:

  • Gênero no caso de roupas, acessórios e calçados;
  • Por coleção;
  • Ambientes, no caso de móveis e enxovais;
  • Ou por faixas de preço.

A organização e a periodicidade varia e cada um pode trabalhar da melhor forma, baseado em seus produtos ou serviços.

Qual é a importância de ter um catálogo?

Primeiramente, vamos pensar que a ideia é atingir inúmeras pessoas, não apenas as que já são os seus clientes. Porém é difícil conseguir atingir tanta gente apenas esperando que elas passem em frente ao seu estabelecimento e resolva entrar.

Agora uma outra situação. Sua empresa oferece uma variedade de roupas, com diferentes cores, tecidos e modelos. Seu foco é fazer uma venda direta para que as lojas revendam o seu produto. Não é nenhum pouco confortável levar todas essas peças para que seu cliente escolha. Nesse momento o catálogo é a ferramenta ideal para cumprir essa função.

Mas não é um catálogo qualquer que vai conseguir bons resultados. Além de criativos e atrativos, os catálogos precisam ter uma ótima qualidade, para que a experiência do seu cliente seja a mais fiel possível.

Aproveite e veja também- Catálogo de produtos: 10 dicas para criar o seu!

Impresso ou digital?

A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço e consegue atingir uma grande parcela dos clientes que temos hoje. A facilidade de enviar informações importantes com alguns poucos cliques torna nossa rotina bem mais fácil, porém precisamos pensar que um atendimento personalizado e real ainda é muito efetivo.

A vantagem do catálogo impresso começa no momento em que seu cliente tem uma experiência mais íntima e palpável com o seu produto. Existem vários recursos gráficos que podem auxiliar nesse processo, tanto para demonstrar o seu produto como na escolha do cliente.

Outra vantagem é a fidelidade de cor no impresso. Aqui na Alpha Ultrapress, por exemplo, nos preocupamos com a questão das cores serem as mais próximas possíveis do projeto original. No digital essa possibilidade se torna um pouco mais difícil de ser igual para todos, pois nem todo mundo pode contar com um monitor calibrado e especializado para o design.

Já o catálogo impresso consegue reproduzir com fidelidade as cores, detalhes e até mesmo texturas. Além de tudo, tem a ideia de ter em mão algo que você possa tocar, o que já agrega inconscientemente a ideia de valor.

Catálogo como estratégia de marketing

Se chegou até aqui, você já deve ter visto que o catálogo impresso é uma ótima ferramenta que impulsiona suas vendas, aumenta o alcance da sua marca e te faz se destacar em meio a concorrência. O importante é que seja feito com qualidade.

Dessa forma, o mais importante é investir em uma gráfica séria e com tecnologia capaz de reproduzir o melhor material gráfico. Com diversos recursos como o verniz UV local, o hot stamping, verniz texturizado, entre outros, é possível obter um resultado final satisfatório.

Imagina colocar um verniz texturizado sobre as imagens de móveis de madeira para simular o toque no móvel, ou um verniz UV local para dar destaque sobre alguma peça chave em um look. Cada detalhe deve ser pensado para que a experiência sensorial esteja atrelada à experiência visual. O conjunto cria uma sensação de realidade, uma pequena amostra de como o produto é de fato.

Outro ponto importante é a divulgação desse material dentro de um público alvo, bem segmentado e pensado. Feiras que englobam seu nicho e eventos corporativos são excelentes para divulgar seu produto, portanto procure designs inovadores e profissionais gráficos competentes que irão produzir a melhor peça gráfica.

A Alpha Ultrapress

A Alpha é uma gráfica que conta com mais de 25 anos de experiência dentro do ramo gráfico. Com muita tecnologia e matéria prima de qualidade, conseguimos oferecer aos nossos clientes, os melhores impressos.

Nosso foco passou a ser o seu foco. A sua conquista também é a nossa. Portanto estamos totalmente voltados para a realização das suas metas. Para cada campanha ou estratégia, nós temos o impresso ideal.

Agora que você já conhece as vantagens de ter um catálogo impresso, separamos um material que vai te ajudar nesse processo de elaborar seu catálogo. Preparamos um guia de impressão totalmente gratuito. Este material contém dicas de como evitar erros na hora de enviar seu arquivo para a gráfica, economizando dinheiro e tempo durante o processo.