Aplicação de Verniz em Catálogo

Tipos de Verniz – Como usá-los em seu projeto gráfico

Um material gráfico pode ser ainda mais bonito e efetivo quando usamos os acabamentos disponíveis no mercado para agregar ainda mais valor estético à peça. Uma ótima opção é o verniz que além de oferecer proteção ainda pode ser o destaque que você precisa. Primeiramente vamos para a definição.

O que é o verniz?

O verniz é uma substância semi transparente que é aplicada sobre todo o impresso ou em partes específicas dele, criando uma espécie de película fina e lisa. Em primeiro lugar, sua função é proteger o impresso dos danos de manuseio e tempo e claro, ainda dar um up no resultado final.

Podemos usá-lo na página toda, como uma espécie de laminação ou em lugares estratégicos como, logotipos, títulos ou algo que precise de destaque.

Tipos de verniz

Agora que você já sabe a forma de usar o verniz, é hora de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos e suas características.

A base de óleo

O verniz à base de óleo lembra muito as tintas em sua textura, tem a capacidade de ser muito resistente a umidade e bastante durável. Sua secagem demora um pouco mais para acontecer, mas proporciona um efeito  brilhoso ou fosco ao material. Seu custo é menor mas, tende a amarelar um pouco com o tempo.

A base de água

Como o próprio nome já diz, esse verniz é líquido e tem um efeito visual bem sutil. Não apresenta sinais de amarelamento com o tempo e por ser a base de água é muito mais maleável. É preciso passar por uma secagem rápida após ser aplicado no material. Com isso reduzimos o tempo de produção , diferente dos vernizes a base de óleo.

Verniz I.R

Aqui podemos citar também o Verniz I.R (INFRA RED) que utiliza o mesmo verniz a base de água, porém com o diferencial de possuir uma secagem mais rápida ‘ partir de luzes infravermelhas. Sua característica de possuir um brilho sutil se mantém e ainda permanece as suas propriedades de proteção.

Verniz UV

Esse verniz é o mais conhecido nos projetos gráficos por estar sempre aplicado em lugares específicos para chamar atenção e causar impacto. Ele tem esse nome por necessitar de luzes que emitem radiação ultravioleta para a sua secagem. O brilho deste tipo de verniz é bem maior, o que difere dos anteriores e aumenta a qualidade final do produto.

Aplicação de Verniz na capa do Catálogo
Aplicação de Verniz na capa do Catálogo

Em quais materiais posso aplicar o verniz?

Utilizamos esse tipo de acabamento gráfico em diversos materiais, a fim de estrategicamente aumentar o impacto do projeto gráfico frente ao cliente.

Desse modo, podemos inserir os vernizes em catálogos para a proteção de páginas, na capa sobre o nome da sua marca ou em uma imagem de destaque. Pode fazer companhia a outros acabamentos como um corte especial ou hot stamping.

Além disso, nos cartões de visitas o verniz também é uma ótima opção. Junto com uma laminação fosca, ele pode trazer requinte e profissionalismo para a identidade visual do seu negócio.

Podemos aplicar o verniz em uma infinidade de peças gráficas, como por exemplo: marcadores de páginas, livros, pastas, sacolas… Enfim, o uso é bem amplo e o efeito é perfeito em todos eles.

Escolha a empresa certa

Depois que você já definiu a arte do seu projeto e os acabamentos que farão parte dele, é hora de procurar o lugar certo para colocar em prática seu material.

A Alpha é uma empresa que coleciona 25 anos de experiência. Buscamos sempre levar aos nossos clientes os melhores impressos com muita tecnologia e qualidade.

Com uma boa arte, mais uma ótima gráfica, temos como resultado um excelente material gráfico para estratégias de marketing e divulgação. Para saber mais sobre dicas de impressão que irão otimizar o seu material, baixe gratuitamente nosso guia de impressão, para não errar mais na hora de enviar o seu arquivo e garantir um bom resultado somado a economia.

Baixe agora nosso material gratuitamente

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.