O que é laminação? Como é feita e onde usá-la!

A laminação é um acabamento gráfico que reveste o papel com uma camada plástica fina e transparente. Cada tipo de laminação resulta em um efeito diferente e além de proteger o impresso, agrega valor ao material gráfico.

A laminação no projeto gráfico

Antes de mais nada, temos que ter em mente que o setor gráfico é um dos maiores aliados na hora de inovar em ideias com criatividade e tecnologia.

Por isso, tenha em mente ao pensar em projetos gráficos dinâmicos, que os acabamentos são de extrema importância, ou seja, eles vão dar suporte e materializar suas ideias.

Um exemplo disso é a laminação. Usamos esse acabamento afim de obter diferentes efeitos em diferentes materiais. Com uma possibilidade de uso bem extensa, é um acabamento que não pode ser esquecido.

Pode ser feita em diferentes tipos de papéis e em inúmeros projetos gráficos. No entanto, é comum ver esse tipo de acabamento em cartões de visita, marcadores de páginas, livros, catálogos, revistas, cardápios, convites, pastas, tags e agendas.

Conheça também os tipos de impressão e suas vantagens – Impressão Offset e Digital – Tudo o que você precisa saber

Tipos de laminação

A que mais utilizamos por aqui é a laminação a quente onde uma termo laminadora aquece o plástico, uma espécie de derretimento que possibilita o papel aderir ao plástico.

Entretanto, o ideal é usá-lo em papéis sem textura para que o plástico possa ficar esticado e totalmente colado com o papel.

Existem alguns tipos de laminação, porém hoje abordaremos as 3 mais usadas.

– Laminação Brilho

Como o próprio nome já diz, esse é um acabamento que vai trazer brilho e destaque, ou seja é excelente para deixar as imagens ainda com mais nitidez e vivacidade.

– Laminação Fosca

A laminação fosca deixa o impresso com um acabamento matte. É ideal para projetos que precisam de mais seriedade e elegância, como por exemplo, cartões de visitas empresariais.

Esse tipo de laminação juntamente com o hot stamping e verniz UV local pode dar um efeito lindo. Assim sendo, é perfeito para dar ênfase em coisas importantes como nomes de empresa, logotipos ou artes do background.

– Laminação Soft Touch

Muito usado em livros e catálogos de capa dura a laminação soft touch deixa o material com uma textura macia e aveludada. Além de trazer requinte ainda oferece um experiência diferente aos clientes que tem acesso ao impresso.

Resultado incrível e vantagens

Além de trazer elegância e sofisticação ao material ele ainda traz algumas vantagens que aumenta a vida útil do impresso.

Ao mesmo tempo que a laminação mostra o cuidado que a empresa teve ao pensar no material e a preocupação com quem vai ter contato com ele, ela ainda deixa o impresso resistente a água, luz direta e protege do contato e manipulação constante.

Em resumo, a durabilidade se estende por muito mais tempo e a estética final é muito mais agradável aos olhos.

A Alpha Ultrapress

Há mais de 25 anos de tradição, a Alpha busca levar aos clientes o melhor impresso. Em virtude de levar muita tecnologia e inovação, nossa preocupação é tirar suas ideias do papel e torná-las real.

Enfim, chegou a hora de colocar em prática todos os seus projetos. Nossa empresa é uma ótima opção de fornecedor gráfico, não apenas com materiais que envolvam laminação, mas também todos os outros acabamentos de luxo.

Gostou deste artigo, que tal conhecer mais a nossa empresa e os nossos produtos?

Aproveite e baixe gratuitamente o nosso guia de impressão. Um super material com diversas dicas para não errar na hora de mandar o seu projeto para um gráfica.

Baixe agora nosso material gratuitamente

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.