Conferência de Cor

Dicas de Impressão | Evite erros

Dicas são sempre bem vindas. Ainda mais quando essas dicas vão otimizar seu tempo, além de evitar gastos extras que vão fazer toda a diferença no balanço final. Por isso, preparamos um artigo com várias dicas incríveis para fazer com que o processo de impressão seja muito mais fácil e lucrativo.

O cuidado já começa na ideia

Antes da impressão, é preciso ter em mente que todo o processo de criação e desenvolvimento da arte é o que vai evitar os problemas na hora de imprimir o material final.

Portanto seguir algumas regras é essencial dentro do processo de criação. Mas não se desespere, vou te dar algumas dicas de impressão e tenho certeza que não vai ter mais erros.

Margem e Sangria

Para os designers veteranos, criar uma arte com sangria e margem de segurança é uma ação natural e de muita importância. As margens e a sangria garante que as informações importantes estejam seguras e que não sofrerão nenhum corte desnecessário na hora de refilar (corte). Para saber mais sobre sangria e margem, preparamos um artigo completo falando sobre elas.

Qualidade de resolução

Pense que a arte precisa estar legível e com boa qualidade no resultado final para que seja efetivo. Portanto, criar arte com uma boa resolução é indispensável. Se liga nessa dica! Para uma boa impressão, é preciso criar as artes com uma resolução de 300 pixels, isso vai garantir que tudo esteja legível e sem aqueles “quadradinhos desfocados” e imagens borradas.

Comparação de imagens em Alta (esquerda) e Baixa (direita) resolução

Crie tudo em CMYK

Essa talvez seja uma das dicas de impressão mais importantes deste artigo. Criar as artes no sistema de cores em CMYK garante uma maior fidelidade de cor. O CMYK é feito para a impressão e o RGB para artes digitais que serão visualizadas nos dispositivos eletrônicos como computador, celular e televisão. Saiba mais sobre os sistemas de cores RGB e CMYK.

Disco de Cores CMYK

Não erre na orientação

Pode parecer meio ridículo esta dica, porém é um detalhe que pode oferecer um resultado final terrível.

Saber exatamente o tamanho do que será impresso e qual é a orientação (vertical ou horizontal) é essencial. Isso evita que a arte sofra alterações, como por exemplo, achatar a imagem e perder a qualidade. Portanto, criar o projeto com os dados corretos e já pensando na impressão é super importante.

Esteja atento com as cores

Seu projeto ou empresa possui uma identidade visual específica e precisa que tudo esteja o mais fiel possível das cores escolhidas pelo designer, é preciso dedicar cuidado a essa questão.

As cores pantones tem o objetivo de ser fiel na impressão. Por isso, criar suas artes já com as definições das cores é muito importante, pois vai garantir um projeto mais fiel ao briefing e o resultado final.

Transforme tudo em curvas

Essa talvez seja a dica de impressão mais legal e importante deste artigo. As fontes usadas nas artes são responsáveis por vários problemas na hora da impressão. Portanto, a melhor solução é transformar em curvas todas as fontes existentes no projeto. Dessa forma o sistema entende que tudo o que está no arquivo seja apenas arte. Nada de problemas com fontes não identificadas na hora da impressão.

Um ótimo projeto para uma ótima gráfica

Não há dúvidas que você já está craque na hora de elaborar o seu projeto com essas dicas de impressão mas, de nada adianta um projeto impecável quando não se tem o lugar correto para transformar essa ideia em algo físico.

É muito importante escolher uma gráfica onde além de oferecer excelentes matérias primas, ainda conta com preços competitivos, entrega rápida e um atendimento sem igual.

A Alpha é uma empresa com 25 anos de tradição. Com opções de impressão Digital e Offset e tecnologia capaz de tirar do papel até mesmo as ideias mais mirabolantes.

Se chegou até aqui, talvez seja a hora certa de saber ainda mais sobre a impressão. Então aproveite para baixar nosso guia de impressão 100% gratuito e dar adeus de vez aos erros referentes ao seu material gráfico.

Baixe agora nosso material gratuitamente

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.