O que é Sangria? | Guia – Como usar e otimizar seu impresso

Você já ouviu falar de sangria? Se você é um designer ou gráfico veterano com certeza sabe do que estou falando, mas se você é novo neste universo, se liga nesse artigo e descubra o porque a sangria é tão importante não só para o seu projeto gráfico como também para o resultado final do seu impresso. 

O que é  Sangria? 

A sangria nada mais é que uma margem que ultrapassa os limites da arte. Sendo assim, ela pode ser feita de 3mm a 5mm além das bordas limite do seu arquivo. Essa arte que sobra para fora vai garantir que o impresso ao passar pelo processo de refilamento, não perca nenhuma informação importante e nenhum corte equivocado que irá prejudicar o resultado final. 

Sangria e Margem de segurança!

Além da sangria é importante também inserir uma outra margem, o que chamamos de margem de segurança. 

Dessa forma, esta margem é colocado a 3mm em recuo das bordas limite da arte. Como o nome já diz, ela é uma margem que vai dar ainda mais segurança para garantir que tudo o que seja importante esteja no lugar ao passar pelo refilamento. 

Sem dúvida, é importante respeitar esta margem e usá-la como referência na hora da elaboração do seu arquivo e manter textos e imagens no limite desta borda e não no limite do arquivo. 

Cartão de visita com as marcas de sangria e margem de segurança
Cartão de visita com as marcas de sangria e margem de segurança

Diminua a margem de erro

Para designers mais experientes isso já é algo natural e uma regra. Usar algumas ferramentas na hora da criação do arquivo diminui a margem de erro e otimiza não só a produção como também gera uma economia com possíveis erros na hora da impressão. 

Portanto, usar sangria e margem de segurança, escolher sempre o sistema cmyk, não rasterizar camadas são algumas das ações que podem ser feitas na hora da elaboração da arte e que pode ser identificadas no processo de pré impressão e que reduz a taxa de erro consideravelmente. 

Veja também – RGB e CMYK – O sistema de cores ideal para o seu projeto.

A Alpha Ultrapress

A Alpha Ultrapress conta com um parque gráfico que proporciona aos nossos clientes qualidade de cores, diversos acabamentos com preço justo e competitivo

Nossa força é a impressora Roland Direct Drive 10 cores  no formato 74×104 que possibilita impressões 4×4, 5×5 e 4×4 + verniz simultaneamente. 

Aceitamos o desafio de levar aos nossos clientes um material gráfico excepcional, por isso nos tornamos uma fábrica de soluções gráficas com acabamentos processados e acabamentos especiais como: 

  • Hot Stamping 
  • Verniz 
  • Baixo e Alto relevo 
  • Cortes especiais.

São 25 anos de tradição e credibilidade na confecção dos melhores impressos, sempre inovando e superando as expectativas da sua empresa. 

Por fim, gostou deste artigo? Aproveite para saber e baixe nosso Guia de Impressão

Guia de Impressão
Aproveite e baixe nosso material

Posts Relacionados

Leave a CommentYour email address will not be published.