Aproveitamento de papel – Impressão sem desperdício

O aproveitamento de papel é uma forma de não desperdiçar papel. Ainda gera um custo mais baixo e garante que o material esteja perfeitamente impresso, na maior quantidade possível por folha.

Economize papel e dinheiro

Primeiramente, vamos tomar como ponto de partida a necessidade que todos nós temos de investir em um material gráfico e fazer com que ele seja uma ferramenta de lucro e não desperdício.

Portanto, utilizar o esquema de aproveitamento pode ajudar nessa questão. A ideia é usar da melhor forma toda a área da lâmina e imprimir nela a maior quantidade de impressos possível.

Por isso, a indústria gráfica criou regras que auxiliam os profissionais na hora da impressão e que tornam o processo muito mais simples e com um custo mais baixo.

Como funciona o aproveitamento de papel?

Para explicar melhor, vamos às informações básicas e um exemplo gráfico do tamanho da lâmina antes da impressão.

As gráficas utilizam papéis grandes, onde nele será impresso materiais que podem variar de tamanho. Os papéis mais usados dentro do setor são os de tamanho 64X88, 66X96 e o 76X112.

Baseado nessa informação, conseguimos perceber que dependendo do tamanho do projeto gráfico, várias unidades caibam na mesma página, mas é nesse momento que 1cm faz toda a diferença.

Pensando nisso, precisamos ter em mente também que nem toda a extensão da lâmina receberá a impressão. É necessário pensar no espaço de papel que as máquinas precisam para a manipulação, além da sangria e aí o que restar é o espaço que receberá o seu impresso.

Veja esse caso por exemplo.

Aproveitamento de papel

Agora que você já sabe como funciona a impressão da página bruta, chegou a hora de aprender como aproveitar a mancha de impressão nos diferentes tamanhos de papel.

64X88

Formatos e Macha de Impressão Papel 64×88

66X96

Formatos e Macha de Impressão Papel 66×96

76X112

Formatos e Macha de Impressão Papel 76×112

Criando o arquivo

Não basta apenas escolher o tamanho do seu impresso, é preciso estar ciente que na hora da criação do arquivo algumas ações sejam tomadas.

Antes de mais, nada temos que lembrar que um arquivo para a impressão precisa ser no sistema CMYK de cor, com sangria e margem de segurança, que garante que tudo o que seja importante esteja seguro.

Além disso, para trabalhar com o aproveitamento de papel não basta escolher o tamanho, temos também que se atentar na hora da criação do arquivo. Vamos a um exemplo prático!

Se o projeto gráfico é no formato 18x30cm, na hora da criação do arquivo é preciso adicionar uma margem de 0,5mm. Neste caso o arquivo final terá em média o tamanho de 19x31cm. Baseado nesse valor podemos fazer o cálculo onde ele melhor se encaixa ou seja, o aproveitamento de papel será perfeito.

Parece complicado?

Se depois de toda essa explicação você ainda assim continuar com dúvidas, não se preocupe que tudo tem solução. Ainda que os profissionais de design gráfico já estejam familiarizados com as regras de arquivos para a impressão, as gráficas podem dar uma ajuda nesse momento.

As gráficas normalmente possuem um setor de fechamento de arquivos e isso pode fazer toda a diferença na experiência da impressão. É só entrar em contato com a gráfica escolhida e tirar suas dúvidas quanto ao aproveitamento da lâmina.

A Alpha Ultrapress

Há mais de 25 anos de tradição, a Alpha busca levar aos clientes o melhor impresso. Em virtude de trazer muita tecnologia e inovação, nossa preocupação é tirar suas ideias do papel e torná-las reais.

Enfim, chegou a hora de colocar em prática todos os seus projetos. Nossa empresa é uma ótima opção de fornecedor gráfico, não apenas com materiais que envolvam laminação, mas também todos os outros acabamentos de luxo.

Gostou deste artigo, que tal conhecer mais a nossa empresa e os nossos produtos?

Aproveite e baixe gratuitamente o nosso guia de impressão. Um super material com diversas dicas para não errar na hora de mandar o seu projeto para um gráfica.

Baixe agora nosso material gratuitamente

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.