Máquina de Serigrafia

O que é serigrafia?

Serigrafia ou Silk-screen é um método de impressão que utiliza telas vazadas, como se fosse um espécie de stencil e a tinta é pressionada e forçada para chegar até o material que será impresso.

Método de impressão

Antes da impressão acontecer de fato, existe uma preparação da tela (stencil) que servirá como a matriz para a reprodução em massa.

Uma tela de poliéster ou nylon, bem fina, é esticada sobre um bastidor que pode variar de material (madeira, alumínio ou aço). Normalmente as gráficas já possuem essas matrizes preparadas para passar apenas pelo processo de gravação.

O processo seguinte é a fotossensibilidade. A tela é coberta por uma solução fotossensível e sobre ela colocamos um fotolito. O fotolito nada mais é que uma versão em preto da arte que deverá ser impressa e pode variar entre um material transparente ou semitransparente.

Em seguida a tela é exposta à luz e é aí que a mágica acontece. A luz ativa a solução fotossensível e onde antes estava o fotolito, agora a tela passa a ser vazada, o que possibilita posteriormente a passagem da tinta.

Processo de Serigrafia

Onde usamos a Serigrafia ?

É bem comum encontrarmos a serigrafia em camisetas e canecas, porém é muito vista também em materiais gráficos como o papel.

A reprodução da impressão consiste em aplicar as cores separadamente. Diferente da Offset e a digital onde as cores se misturam ou se sobrepõe, seja por retículas ou tintas mais densas que cobrem o papel, a serigrafia é aplicada uma cor de cada vez.

As tintas possuem uma espécie de transparência, portanto a cor do papel pode afetar o resultado final. Aqui aquele velho assunto que aprendemos na escola sobre a misturas de cores entra em ação.

É a técnica ideal para produzir cartazes e posters. Em grandes gráficas esse processo é automatizado, porém as pequenas gráficas e empresas de estampagem ainda utilizam muito o processo tradicional de replicação.

Esse processo manual de réplica pode ser visto como arte e não como cópia, pois mesmo todos tendo o mesmo tipo de impressão, ainda utiliza-se trabalho manual para fazê-lo um a um.

Aproveite e veja também a melhor forma de aproveitar o papel na hora de imprimir seu material gráfico.

Serigrafia vale a pena?

Como dito anteriormente a serigrafia é vista em diversos tipos de produtos, mas aqui, vamos focar nos impressos em papel. 

Olhando para todos os métodos de impressão dentro de uma gráfica, não podemos dizer qual é a melhor ou a pior forma de impressão. É preferível dizer que cada uma possui o momento ideal e o mais indicado para cada projeto gráfico.

A serigrafia oferece um ótimo resultado para cartazes e posters mas pode não entregar a qualidade que você precisa em uma foto, por exemplo. Por isso, sempre reforçamos que é preciso ponderar e conhecer o que cada gráfica oferece e o que o seu material gráfico pede.

Verniz Localizado no cardápio

Enfim, a impressão com o método da serigrafia, não só vale a pena como também oferece um excelente resultado. O mais necessário é conhecer a gráfica onde seu trabalho será impresso.

Que tal conhecer mais sobre os outros métodos de impressão? Veja também as sistemas de impressão Offset e Digital.

A Alpha Ultrapress

A gráfica Alpha Ultrapress tem 25 anos de experiência no mercado gráfico, com excelência em impressão digital, offset e serigrafia. Com a melhor matéria prima do mercado.

Sendo assim, chegou a hora de tirar o seu projeto do papel. A Alpha Ultrapress é uma ótima opção de fornecedor gráfico que pode te ajudar em todas as suas estratégias de marketing off-line.

Gostou deste artigo? Que tal baixar o nosso guia de impressão? Nele tiramos as principais dúvidas na hora de preparar um arquivo para a impressão. É para não errar mais.

Baixe gratuitamente e use sem moderação.

Related Blog

Leave a CommentYour email address will not be published.