Antes de mais nada, precisamos concordar que em datas especiais o mercado fica muito mais agitado. Podemos ter uma movimentação significativa, pois a maioria dos consumidores preparam-se financeiramente para esses momentos. Sendo assim, precisamos dar uma atenção nos materiais gráficos em datas sazonais, já que o ambiente está propício para o consumo.
Ao contrário de outros materiais criados apenas como ferramenta de venda, as peças gráficas em datas sazonais tem o poder de persuadir ainda mais o consumidor. Eles vão criar o ambiente ideal para a compra de um determinado produto. Mas enfim, como podemos fazer isso da forma correta para atrair resultados? É exatamente isso que vamos ver nos próximos tópicos.
Foco na campanha
Primeiramente vamos dividir as datas sazonais em dois grupos distintos. O primeiro grupo gira em torno do universal, ou seja, os feriados como Natal, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Mães. O outro grupo é um pouco mais restrito e foca em nichos extremamente segmentados como uma feira anual de móveis, um evento nacional de moda ou qualquer coisa que seja grande mas que engloba grupos seletos.
Tendo em mente qual é o grupo que você precisa atingir fica muito mais fácil criar um projeto gráfico efetivo. Quando o seu produto atinge diretamente o consumidor final, o material tende a ser muito mais emotivo e pessoal. Um presente no dia dos pais gira em torno de uma compra emocional. Mas caso a sua empresa tenha como foco outras empresas, o impresso precisa ser criado de forma clara, direta e muito mais formal.
Quando você delimita qual é o grupo que você precisa atingir, fica muito mais fácil.
Inovar ou repetir fórmulas?
Essa é sempre a dúvida que surge nas campanhas de uma forma geral. A inovação é sempre muito bem vinda e em algum momento sua marca vai pedir essa ação. Aqui não estamos falando de inovações astronômicas, mas sim de coisas que sua marca ainda não fez e que bem trabalhada pode trazer novos ares na parte visual.
Porém, do outro lado temos a segurança de fazer coisas que tem dado certo há algum tempo. Nessas condições é importante pensar bastante para não destoar a energia da marca com seus clientes e assim distanciar o consumidor.
É por isso que em datas sazonais é o momento ideal para gerar pequenas mudanças e medir a aceitação do seu público.
Escolha com cuidado o seu fornecedor gráfico
Depois de criar o design do seu material impresso o próximo passo é procurar uma gráfica que possa colocar em prática e proporcionar todo o potencial necessário para a sua campanha. Bons acabamentos, qualidade de cor, tempo de produção e transporte vão impactar no sucesso da sua estratégia.
Acabamentos de luxo, por exemplo, são ótimos para mostrar cuidado, criatividade e sofisticação para seus clientes.
Escolha gráficas que estão a bastante tempo no mercado e que possam oferecer a você todas as vantagens de alguém que conhece o universo dos impressos. A gráfica Alpha Ultrapress tem mais de 30 anos na Indústria Gráfica e conta com inovação e tecnologia para transformar qualquer ideia em realidade.
Afinal, quais são esses impressos para Datas Sazonais
A escolha dos materiais é bem relativa, pois como dito anteriormente depende muito de quem é o seu cliente, o seu produto e qual é a estratégia que você pretende usar. Mas alguns deles são:
- Sacolas;
- Embalagens para presente;
- Catálogos;
- Papelaria institucional;
- Presskit;
- Kits e brindes de parceria;
- Materiais educacionais dentro do nicho.
Aqui são apenas alguns tipos de impresso que podem ser desenvolvidos para datas pontuais mas, a criatividade é o limite. A ideia é que você possa desenvolver campanhas sólidas, com ferramentas efetivas, como é o caso dos projetos gráficos impressos e conseguir aproveitar essas datas onde o público fica muito mais receptível.