“Os termos RGB e CMYK são bastante usados no meio gráfico e é uma dúvida bem frequente para aqueles que estão começando nesse ramo. Os termos técnicos assustam no começo mas, é bem mais simples do que se pode imaginar.”
Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre eles e onde cada um deve ser usado com base no destino final.
Os sistemas RGB e CMYK são sistemas de cores que implicam diretamente no resultado final do seu projeto. Eles são usados para garantir a fidelidade da paleta de cores, seja no material impresso ou artes que serão apresentadas digitalmente.
Veja também – Tipos de papéis para a impressão: O que você precisa saber?
Sistema de cores RGB
RGB é uma abreviatura de Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul). Esse método é usado para as imagens que vemos na tela do computador, nela as cores Vermelho, Verde e Azul se juntam para formar uma gama de cores.
Como um sistema aditivo, para se criar outras cores é necessário adicionar diferentes níveis das três cores principais e assim chegarmos a todas as outras tonalidades do espectro visível.
O modo RGB é indicado para as artes digitais, que serão apenas visualizadas por computadores, celulares e televisores. Quando mandada para a impressão, sua qualidade pode ser inferior ao resultado desejado, as cores podem não coincidir com a arte digital, por isso indicamos que todos os produtos criados com o intuito de ser impresso seja feito dentro do padrão CMYK.
Veja também – Tipos de papéis para a impressão: O que você precisa saber?
Sistema de cores CMYK
CMYK é uma outra abreviação das palavras Cian, Magenta, Yellow e Black (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). Com esse sistema podemos obter todas as outras cores baseado-se em níveis de 0% a 100%.
No CYMK tudo gira em torno destas quatro cores primárias, portanto é o sistema indicado para a criação de arte nos softwares de edição e criação de imagens e que vai garantir maior fidelidade das cores de toda a paleta usada no projeto original.
Um ponto super importante é que o sistema CMYK nos programas como por exemplo, o Photoshop e Corel Draw baseiam-se na mistura dessas quatro cores primárias com cores disponíveis no computador e nas impressoras a mistura acontece com tintas.
É preciso ter bastante atenção na hora de pensar nas cores. Aqui na Alpha Ultrapress nós fazemos um trabalho de pré impressão minucioso e contamos com uma prova física, uma miniatura do produto original que é enviada para o cliente para a aprovação de cores, diagramação e acabamentos.
Há também uma opção chamada Pantone. Nesse sistema, as cores possuem códigos específicos, ideias para empresas com identidades visuais e que necessitam de cores fiéis ao seu conceito original.
Alpha Ultrapress – Tecnologia e qualidade.
Enfim, seja para qual for o seu projeto gráfico, seja ele impresso ou digital, existe um sistema de cor ideal e que vai encaixar perfeitamente com a sua ideia.
Para os materiais gráficos impressos, a Alpha Ultrapress conta com tecnologia, máquinas modernas e materiais de qualidade.
São 25 anos de ideias sendo materializadas em materiais gráficos. Contamos com um parque gráfico próprio diminuindo o custo e gerando um preço acessível.
Leia este outro artigo: Dicas para escolher o melhor fornecedor de produtos gráficos
O que achou do nosso artigo sobre os sistemas de cores? Você pode aproveitar e conhecer os nossos produtos e conversar com um atendente.
Por fim, baixe nosso Guia de Impressão gratuitamente e saiba tudo o que é preciso para mandar o seu arquivo para a gráfica e ter o melhor resultado gráfico.