Embalagens “Instagramáveis” e criativas

Embalagem criativa inspirada nos esquilos
13 de maio de 2021

As embalagens tem como objetivo inicial proteger o produto e manter as suas características originais. Além disso, as embalagens estão ligadas ao marketing, responsável pela influência na hora da compra e consumo. Um ótimo exemplo são as embalagens instagramáveis, que vou te explicar no decorrer deste artigo.

Uma embalagem fácil de usar, resistente e com um design diferenciado é aquele impulso necessário para fixar sua marca e se tornar referência dentro do seu nicho.

Neste artigo vamos conhecer sobre esse conceito de embalagens instagramáveis e como elas podem facilitar a expansão do seu negócio.

O conceito de “Instagramável”

Antes de mais nada, precisamos saber que as embalagens criativas, bonitas e com alguma dinâmica tendem chamar muito mais a atenção do consumidor. Por isso investir em embalagens que possam atrair os olhos de seus clientes não é só uma boa estratégia como também uma das mais efetivas.

Sendo assim, a ideia das embalagens “instagramáveis” é fazer com que as pessoas que tenham contato com o seu produto, desenvolvam a vontade de contar para os seus seguidores, amigos e familiares como foi sua experiência.

Antes de tudo, vamos pensar que um produto X possui uma embalagem criativa e oferece para o cliente uma experiência diferenciada. Esse “unboxing” (ato de abrir uma embalagem e consumir) cria nele a vontade de compartilhar esse momento, fazer dele um conteúdo para sua rede social.

Esse simples ato de compartilhar uma foto ou vídeo é uma estratégia simples e que pode gerar muitos resultados positivos. Digamos por exemplo, que uma pessoa tenha em média 500 seguidores em suas redes sociais e sua taxa de engajamento seja no mínimo 10%. Pelo menos 50 pessoas tiveram contato com o seu produto indiretamente, ou seja, são 50 possíveis novos clientes.

Em resumo, uma embalagem bonita e criativa gera um conteúdo relevante para a rede social do seu cliente. Esse conteúdo servirá como marketing e propaganda da sua marca para possíveis clientes. Portanto, é uma estratégia simples e efetiva.

Como fazer embalagens Instagramáveis

Primeiramente, para criar embalagens com esse conceito, é preciso atenção em alguns pontos:

Crie embalagens funcionais

Como dito anteriormente, precisamos pensar no momento do unboxing. Caixas simples, facilitam na hora de mostrar o momento e criar um conteúdo mais fluído. Facilite esse processo pensando na experiência geral do seu cliente.

Embalagens que são fáceis de abrir, que permitem o consumo direto ou que sejam recicláveis, são perfeitas para atingir esse público que anseia por itens diferentes.

O próximo passo vai ser um grande aliado desta dica, então guarde isso na memória: “Embalagens fáceis e funcionais em primeiro lugar!”

Capriche no design

Você já tem a embalagem perfeita em sua estrutura, chegou a hora de usar o design gráfico ao seu favor. Criar uma arte impactante e que tenha a ver com o seu estabelecimento é a chave para gerar boas experiências.

Uma embalagem diferente na prateleira sem dúvidas chama muito a atenção. Causar esse efeito de destaque é o pontapé inicial para o primeiro consumo e consequentemente atrair novos clientes.

Por isso, procure uma agência ou profissional que possa te auxiliar nesse processo. Com a identidade visual certa, a chance de seu produto ir parar no feed do instagram do seu cliente é muito maior.

Pense de forma criativa

É claro que criar algo totalmente novo é uma tarefa muito difícil, mas uma ideia original pode ser criada a partir das várias referências que você acumula durante a vida. Portanto, pense em como sua embalagem vai se diferenciar das demais.

Como foi dito anteriormente, a maneira como ela abre, o design ou então pensar em outras questões como o transporte no delivery ou em como o seu produto vai ser exposto… Enfim, é uma infinidade de questões que podem servir de ponto de partida na hora de desenvolver uma embalagem “diferentona”.

As marcas têm investido em embalagens que são lindas e já servem como um presente. As personalizáveis e colecionáveis também têm ganhado muito espaço e não é de hoje que esse método dá certo.

Portanto, veja as possibilidades. Um ótimo exercício é olhar para uma embalagem que você goste e pense em como você poderia mudar e melhorar aquele caixa para otimizar a experiência do seu cliente.

E vamos de inspiração!

Se chegou até aqui, você já anotou todas as dicas, mas é claro que com referências fica tudo mais fácil de visualizar. Então, vamos para algumas embalagens que faz com que nosso lado fotógrafo e blogueiro venham a tona.

01 – Design moderno + fácil transporte.

02 – Caixas fofas para colecionar.

03 – Diversão + valorização do produto.

04 – Rústica e fazendo alusão a ingredientes fresquinhos para pizza.

05 – Formato para sair do tradicional.

06 – Super alegre e divertido.

07 – Inspirado na realidade dos esquilos, uma embalagem super criativa.

08 – Inspiração improvável no velho anão de jardim, que deu certo.

09 – Uma forma diferente de usar os curativos e ainda serve como objeto de decoração.

10 – Uma caixa para doces bem lúdica para brincar com o tema “sistema solar”

Enfim, é muita inspiração para fazer as ideias fervilharem na cabeça e já colocar o seu projeto em prática. E por falar em colocar ideias em prática, a Alpha tem a tecnologia necessária para fazer com que a sua ideia saia do papel.

Faça com que a sua marca seja conhecida através dos seus clientes com provas reais de que seu produto, além de ser saboroso ainda é divertido, criativo e super instragramável.

Aproveite e peça um orçamento, totalmente gratuito e sem compromisso!