Embalagens criativas – Dicas de criação e design

Três embalagens coloridas para pão de queijo
6 de outubro de 2021

As embalagens por muito tempo foram usadas apenas para transportar e proteger alimentos e objetos, mas já faz um bom tempo que elas passaram a ter a função de informar, interferir diretamente na decisão de compra. Portanto, pensar em embalagens criativas é pensar em uma estratégia sólida de venda e solidificação da marca.

Entretanto, o universo das embalagens é um lugar repleto de atualizações, tendências e até mesmo de ousadia. É preciso consumir muito conteúdo criativo e inspirador, estar de olho nas novidades ou apenas contratar uma pessoa especializada para realizar esse processo.

Como inovar com embalagens criativas?

Inovar talvez seja uma palavra que possa assustar e trazer com ela a ideia de que algo precisa ser enorme e totalmente diferente de tudo o que já vimos, porém não é exatamente assim. Trazer inovação também está nos pequenos detalhes e é com eles que devemos trabalhar.

Neste artigo vamos te mostrar como pequenas coisas podem mudar uma embalagem comum. Um simples detalhe no design ou quem sabe a forma de utilizar a embalagem pode mudar totalmente o resultado final.

Aproveite e veja também – Como escolher sua embalagem para Delivery

Sem mais delongas vamos as dicas!

Pense em embalagens funcionais

Uma embalagem criativa não é apenas a sua parte visual. Sua funcionalidade também é um fator que implica na decisão de compra. Pense que a embalagem precisa ser prática, principalmente no setor de delivery, onde o consumo pode ser feito diretamente nelas. Portanto, pense em uma forma do cliente ter a melhor experiência com o seu produto e sua embalagem. Olha que legal esses exemplos de embalagens criativas e funcionais.

Fonte: Behance
Referência: Behance

Design para embalagens criativas

Um ponto para se trabalhar é o design. É ele que vai tornar a embalagem chamativa e interessante. Com uma identidade visual bem desenvolvida atrelada à estratégia de branding a chance de sucesso de um produto aumenta significativamente, ou seja, é indispensável.

É legal ficar atento em algumas tendências ou em formas de otimizar as embalagens. Mesmo que a identidade visual seja sólida, existem formas de deixar as embalagens ainda mais criativas e modernas como por exemplo:

Fonte

É claro que aqui não estamos falando sobre uma mudança brusca que pode alterar coisas importantes como a logo, mas sim da composição de uma forma geral.

As fontes são importantes e precisam de clareza para passar informações e até mesmo compor a parte estética da embalagem.

As fontes sofrem com mudanças constantemente, assim como as cores do design e na moda, por isso esteja sempre atento às tendências e em como elas podem encaixar dentro do contexto do seu negócio.

Fonte: Behance
Por: Behance

Estampa e Pattern

Claramente as estampas fazem parte da nossa rotina, uma forma bem simples de visualizar esse fenômeno das estampas é só acompanhar a moda, afinal moda e design estão atrelados.

Fonte: Behance
Referência: Behance
Fonte: Behance

Em 2021, por exemplo, as estampas orgânicas, geométricas, vintage elaborada e naturais estiveram em alta. Achar um forma de encaixar essas estampas em edições limitadas ou datas sazonais, pode ser uma maneira de chamar a atenção e atrair a curiosidade do público.

Cores e composições

Não é novidade para ninguém que as cores vão e voltam entre as estações. A Pantone é uma empresa criadora e influenciadora de tendências em diferentes setores no mundo. Todo ano elas escolhem uma ou mais cores para ser usadas como base durante o ano vigente.

As cores são um pouco mais difíceis de trabalhar com mudanças, pois pode afetar a identidade visual, mas como dito anteriormente, nada impede uma edição limitada ou diferenciação em datas sazonais.

Por: Behance
Fonte: Behance

Aproveite e veja também – O conceito das embalagens instagramáveis

A inovação em embalagens criativas

Sem dúvidas as embalagens são um dos fatores decisivos que vai influenciar a compra e o consumo de um determinado produto. Dessa forma, pensar em uma embalagem que saia fora dos padrões e que chama a atenção dos é importante e indispensável.

Não importa qual seja o seu segmento, sempre haverá uma embalagem ideal, que transmita os valores da sua empresa sem perder a estética escolhida. O que não podemos esquecer é que quanto mais criativo for as embalagens, maior a chance do seu produto se destacar em meio a tantos outros.

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