Design Minimalista | Impressos com personalidade

Cátalogo Design Minimalista
10 de fevereiro de 2022

O termo minimalismo desde que surgiu não saiu mais do radar dos profissionais de diversas áreas distintas. O movimento que ganhou destaque na década de oitenta fica cada vez mais presente na arquitetura, no áudio visual, marcas e materiais impressos. Por isso, preparamos esse artigo explicando o conceito do design minimalista.

O que é o design minimalista?

O conceito minimalista começou meio tímido, sendo presente em algumas áreas bem específicas como a arquitetura por exemplo. Aos poucos foi crescendo e expandindo-se para diversas áreas e hoje passou a ser um estilo de vida. Mas afinal o que é o minimalismo?

O minimalismo é a ausência de tudo aquilo que sobra, tudo aquilo que retirado da composição não faria falta. Esteticamente falando, é o estilo do pouco e do necessário. Quanto menos elementos mais moderno, limpo e conceitual se torna o resultado final.

Diversas grandes marcas reciclaram seus logos antigos e escolheram o minimalismo para ocupar o lugar. Com formas simples e limpas com poucas cores, elas se reinventaram e escolheram dar aos clientes uma nova visão para velhos serviços.

Alguns exemplos de empresas que mudaram seu logo são:

Mastercard

Logo Mastercard
Logo Mastercard

Netflix

Logo Netflix

Instagram

Logo Instagram

Nike

Logo Nike

Saiba mais sobre os materiais gráficos: Produção Gráfica e Criatividade – Criação e Ideias

O minimalismo nos materiais impressos

Se o design minimalista funciona com logos e empresas, automaticamente funciona com os materiais gráficos também. Portanto, investir em projetos gráficos que sigam essa linha conceitual, pode ser uma ótima decisão a ser tomada.

Se a sua empresa tem uma demanda de revistas ou catálogos que levam a capa apenas a sua marca ou algum elemento sozinho, pode trazer ao cliente um ar de leveza e sofisticação. Caso você use embalagens de papel para algum produto específico, optar por poucas cores e elementos bem pontuais no design pode funcionar nas prateleiras dos estabelecimentos.

Porém, não é apenas escolher uma cor e escrever sua marca com qualquer fonte. É preciso buscar um profissional capacitado e através de um pequeno estudo decidir, o que é tão importante em minha marca que se eu excluir tal elemento, ela perde o sentido? O que eu quero passar para o meu público e qual é a fonte ideal que comunica esse sentimento?

Veja também – Moodboard – O que é e como fazer

As agências e designers possuem um conhecimento aprofundado sobre esses assuntos. Eles saberão quais as fontes, cores e formas ideias para usar em seu projeto, para que o design minimalista seja realmente efetivo.

Catálogo com Design Minimalista por Maria Eduarda

Você precisa de uma gráfica capacitada

Projeto gráfico pronto e agora? Agora é hora de colocar a coisa para acontecer. De nada adianta construir uma identidade visual incrível online e não ter qualidade nos materiais off-line. Por isso é importante escolher uma gráfica com muita tecnologia e qualidade de impressão.

Podem parecer bobagem, afinal são poucos elementos, porém não é apenas a impressão em si que conta. Há acabamentos que podem agregar ainda mais valor ao resultado final, como a laminação fosca, a Soft Touch, verniz UV e hotstamping. Todos esses acabamentos de luxo podem fazer o seu projeto gráfico ficar ainda mais incrível, atrativo e efetivo.

Leia mais – Duotone e Bicromia – Saiba tudo sobre essa tendência

O minimalismo não é a solução para tudo!

A pergunta que ronda todos os proprietários e os responsáveis pela marca é a seguinte: Devo adotar o minimalismo em minha marca? Ou seja, essa estética é transformadora?

A resposta é infelizmente: “Sim e não!” Eu sei, pouco esclarecedor não é mesmo? Porém isso funciona da seguinte forma, nem toda marca vai funcionar com o minimalismo. Não existe uma regra fixa e imutável que garante que ao mudar a identidade visual da marca, ela automaticamente vai passar a ser maior, mas conhecida e mais consumida.

Cada empresa sabe e entende o seu público. No design há vários conceitos que funcionam baseados no tipo de produto, público, valores e mensagens que a marca pretende passar. Enfim, a decisão precisa ser tomada com base em tudo citado acima junto com a necessidade da marca se reinventar e buscar algo novo.

Enfim, se você chegou até com uma vontade enorme de testar o minimalismo, eu te entendo. Mas que tal aproveitar para baixar nosso guia de impressão. É um material gratuito, perfeito para tirar todas as dúvidas na hora de enviar o arquivo, otimizado para a gráfica. É só clicar no botão abaixo!