O sucesso de um negócio está ligado a vários fatores que juntos criam uma excelente experiência com o cliente e com os restaurantes não é diferente. Não basta ter apenas uma comida incrível ou um estabelecimento legal, é necessário pensar na jornada do cliente, portanto se dedicar a detalhes como um bom cardápio impresso por exemplo, pode trazer mais proximidade com o seu público.
Para que o cardápio tenha o efeito desejado ele precisa de alguns cuidados desde a sua criação até chegar no resultado final, impresso e pronto para chegar nas mãos do seu cliente. Neste artigo você vai encontrar dicas e algumas inspirações de cardápios criativos e incríveis, continue até o final.
Aproveite e leia também – A Influência das Cores em um Projeto Gráfico
Planeje muito bem o seu cardápio impresso
Não importa qual seja o material impresso, é preciso ter em mente um planejamento e pensar minuciosamente em detalhes. Algumas coisas são indispensáveis, portanto se liga nas dicas!
Respeite sua identidade visual
Se você já possui uma identidade visual em seu estabelecimento, a coisa certa a se fazer é manter elementos da sua estética na composição do cardápio. Mantenha a paleta de cores, formas geométricas predominantes no ambiente além é claro os elementos gráficos já existentes.
Selecione os pratos e tenha categorias
Em seu restaurante você tem um pouco de tudo ou é especializado em pratos específicos? Um dos primeiros passos para montar o seu cardápio é selecionar os pratos fixos e dividi-los em categorias como por exemplo:
- Entrada;
- Prato principal;
- Sobremesas;
- Bebidas;
- Saladas.
Além disso você pode ser ainda mais organizado e dividir essas categoria em subcategorias como:
- Sobremesas quentes e geladas;
- Bebidas quentes, geladas, alcóolicas, sucos e refrigerantes;
- Pratos veganos, sem lactose e afins…
Isso facilita a busca do cliente pelo prato desejado, além é claro, deixa tudo mais organizado.
Capriche nas fotos
Vamos concordar que a maioria das nossas decisões na hora de comer em um ambiente fora de casa se dá pelo visual. Comemos primeiramente com os olhos, por isso caprichar em boas imagens é a decisão correta a ser tomada.
Mas vamos a um parênteses aqui. Se a ideia é fazer o seu cliente se encantar com a sua comida ou bebida, é legal contratar um especialista em fotografia de alimentos para tirar aquela foto caprichada. Mais uma coisa para ficarmos atentos é tirar fotos do seu produto real, da mesma forma que ele chega até a mesa do cliente, afinal não há nada mais decepcionante do que pedir algo do cardápio e o prato chegar à mesa totalmente diferente da imagem.
Trabalhe com a realidade e deixe para o seu cliente apenas decidir sobre o aroma e sabor que é algo que não pode ser decidido apenas com uma foto no papel.
Seja direto e se faça legível
O seja direto tem a ver com informações concisas e a função delas é deixar o cliente com a menor dúvida possível. O cardápio impresso é um guia e a ideia é que ele responda todas as possíveis questões. Faça pequenas descrições dos pratos e caso você já tenha passado pela nossa segunda dica sobre as categorias, não há dúvidas de que tudo ficará perfeito.
Sobre se fazer legível está ligado a nossa próxima dica, mas antes disso não se esqueça de usar fontes legíveis, tanto em forma quanto em tamanho e cor. Nada de fazer seu público fazer esforço desnecessário para enxergar o que tem escrito em sua frente.
Impressão de qualidade
Depois de todas as dicas acima, essa talvez seja a que fecha com chave de ouro, afinal de nada adianta fazer um material incrível e não conseguir reproduzir com maestria a versão física. Por isso pense nessa etapa como a última, porém uma das mais importantes da trajetória de ter um cardápio impresso.
Buscar uma gráfica que possa além de ter uma excelente impressão ainda pode oferecer acabamentos e luxo como o verniz UV local e hotstamping. Além de enriquecer a peça gráfica ainda mostra cuidado e agrega valor.
Não deixe de ler também – Acabamentos gráficos – Do básico ao luxo
Para se inspirar
Buscar inspirações é uma prática que deveríamos fazer com mais frequência, pois de forma inconsciente criamos uma biblioteca de referências e quando precisamos temos um banco de conteúdo pronto para ser consultado. Por isso, vamos a cinco modelos de convites incríveis e mega criativos, que mudam totalmente a dinâmica do cardápio que já conhecemos.
É impressionante o trabalho gráfico que alguns profissionais podem trazer aos clientes. Se chegou até aqui, aproveite para ir pensando no cardápio impresso perfeito para o seu negócio. Se você é um designer ou aspirante e deseja conhecer ainda mais sobre criar arquivos para a impressão, que tal aproveitar e baixar nosso material?
O e-book está repleto de dicas valiosas e é totalmente grátis. Basta clicar no banner abaixo e você terá acesso ao nosso guia de impressão.