Os projetos gráficos são peças fundamentais em diversas estratégias de venda. Mas pensar em uma peça gráfica vai além de ter um bom impresso como resultado final. O impresso precisa ser pensado minuciosamente, desde o design, acabamentos e a influência das cores com o público alvo.
Foi pensando nisso que preparamos um artigo sobre a influência das cores dentro de um projeto e o que elas causam no público alvo da sua empresa.
A escolha das cores é essencial
Pense em uma marca famosa e liste as cores que vem a sua mente? É um exercício super fácil e eu tenho certeza que algumas das marcas mais pensadas são Coca Cola ou Mc Donalds. São marcas super famosas que servem como objeto de estudo para branding e identidade visual.
Assim como neste pequeno exercício que acabamos de fazer, podemos perceber como é necessário ligar sua marca a cores e formas específicas para gerar reconhecimento instantâneo dentro do nicho de atuação.
A influência atua em lugares em nosso cérebro que muitas das vezes age de forma intuitiva e nos deixam inclinados a alguma ação. Para que isso cause afeito é preciso saber um pouquinho sobre a teoria das cores que você pode encontrar clicando aqui. Mas, se você quiser saber mais sobre alguns significados de cada cor continue no tópico abaixo.
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O significado de cada cor
Estudos sobre as cores revelam que cada uma delas gera alguns sentimentos específicos em nosso cérebro. Fazemos uma espécie de associação inconsciente com elas e somos inclinados a tomar decisões baseadas nelas.
Mas afinal o que cada cor representa? Se liga no tópico:
- Branco: Traz a sensação de algo mais minimalista. Está ligado à espiritualidade, sinceridade e inocência. Provoca a ideia de organização, higiene e leveza.
- Preto: Elegância, luxo, sobriedade, o famoso pretinho básico usado em tudo e que faz toda a diferença na hora de criar um design usando o preto como base. Solidez, modernidade e poder.
- Vermelho: Essa é uma cor famosa pela sua dualidade. Ao mesmo tempo que é usada para representar paixão, desejo e luxúria, também pode ser usada para representar a raiva e sentimentos mais fortes e carnais. Alegria e sentimento de urgência são outros dois efeitos dessa cor.
- Laranja: Transmite a ideia de alegria e acessibilidade. Está totalmente ligada ao espírito jovem e aventureiro, que impulsiona que a vê a tomar alguma ação.
- Amarelo: Pode ser usada para sinalizar cuidado e cautela mas também pode ser usada para estimular positividade, criatividade, clareza e calor.
- Verde: A ideia dessa cor é passar ao espectador a sensação de frescor, seriedade e harmonia, além de ser perfeita para ser usada na saúde e com assuntos relacionados à natureza.
- Azul: O azul é a cor favorita de pelo menos 45% do mundo. Ele passa a sensação de segurança, estimula a imaginação e a tranquilidade
- Roxo: Uma das cores mais ricas no espectro e que passa a atmosfera do mágico, lúdico mas sem perder a ideia de bem estar, sabedoria e respeito.
- Marrom: A cor marrom é a famosa por estar entre as cores terrosas proporcionar o sentimento de aconchego, confortabilidade, simplicidade e leveza.
- Cinza: Equilíbrio, deixa a sensação de coisas claras e serviços objetivos e efetivos.
- Rosa: Totalmente ligada ao feminino, à beleza, ao romantismo e à modernidade.
Use combinações
Depois de saber quais os significados das cores e o que elas causam no seu possível cliente, a ideia é criar um design que possa conversar com os valores da sua marca, a utilidade e finalidade do seu produto e qual será e público alvo.
Pensando dessa forma, você pode misturar cores como pode adicionar valores e sentimentos através da embalagem do seu produto ou a aparência da sua peça gráfica. Mas não é só isso, é preciso que além de escolher as cores para seu projeto, você escolha profissionais capacitados para fazer com que o design funcione e seja expressivo de fato.
E aí, você já conhecia um pouquinho sobre a influência das cores? Sua marca condiz com as cores usadas?