Criar bons materiais gráficos é uma responsabilidade que tem uma ligação intrínseca com o designer e com a gráfica que vai produzi-los. Você sabe o que define uma impressão de qualidade? Portanto continue neste artigo e saiba quais são as características de uma gráfica especializada.
Pesquise sobre a gráfica que está em seu radar
Não é só achar um contato no Google e mandar o seu material para a impressão, é necessário realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre a empresa e saber seus pontos fracos e fortes. O tempo no mercado pode ser um excelente indicativo, além é claro dos sites como o reclame aqui. Outro canal super legal para medir a qualidade da gráfica é buscar por suas redes sociais, sites e blogs e ver o quanto ela é ativa nas redes, ver seus últimos trabalhos e ver a recepção dos clientes.
Impressos são investimentos que oferecem resultados satisfatórios e precisam ser planejados com cuidado.
Qualidade de matéria prima e setores organizados
Se a sua impressão é em grande quantidade, o ideal é buscar por um parque gráfico. Com uma gráfica que possui o seu parque gráfico próprio fica muito mais fácil e rápido o processo, já que tudo o que é preciso está dentro do mesmo ambiente.
Outro ponto importante é conhecer a qualidade da matéria prima, pois esse é um ponto que faz toda a diferença. Bons materiais são sinônimos de boa impressão. Agora some tudo isso a bons profissionais pois são eles que vão fazer tudo acontecer.
Pergunte sobre o setor do fechamento da empresa
Uma gráfica que conta com um setor de fechamento de arquivo competente diminui a chance de erro na hora da impressão. Todo arquivo precisa passar pelo fechamento para que tudo seja revisado, desde o perfil de cor, margens de sangria e segurança, aproveitamento de papel entre outros detalhes importantes para que não haja atrasos na produção e gastos extras com possíveis erros.
Conheça as possibilidades da gráfica
Um material impresso vai além da impressão em cores. Há vários outros tipos de acabamentos que são colocados no material para conseguir diferentes tipos de efeitos. Saiba quais são as possibilidades de acabamentos de luxo, efeitos na versão final e outros tipos de processos.
Tenha certeza de que o seu projeto dos sonhos possam ser alcançados com a ajuda da gráfica escolhida. é incrível ver diante dos olhos nascer uma peça gráfica que foi idealizada e desenvolvida digitalmente.
A gráfica oferece o serviço de prova?
Outro ponto positivo de uma gráfica de qualidade que oferece bons impressos é oferecer o serviço de prova física ou prova final de cor. Já falamos dela aqui no blog e você pode ler mais clicando aqui. Enfim, esse serviço é de extrema importância, pois mostra como vai ser a versão final do impresso, com um tamanho reduzido mas que é possível identificar possíveis erros de cor, cortes errados, fontes ilegíveis entre outras coisas.
Amiga do meio ambiente
Já faz muito tempo que as grandes empresas mostram preocupação com o seu impacto no meio ambiente. Busque uma gráfica que tenha medidas de redução de dano na natureza e que possa produzir seu material sem agredir o planeta em que você vive. Papéis de reflorestamento, insumos despejados em locais próprios e reciclagem dos materiais possíveis é muito importante.
Prazo de produção e entrega
Vamos imaginar que todos os itens anteriores foram cumpridos com sucesso e sua campanha publicitária tem uma data de lançamento inadiável, tudo o que você precisa é que a empresa cumpra com a data de produção e entrega. Um acontecimento comum não é mesmo? Por isso garanta que a empresa cumpra com todos os prazos e seja extremamente profissional com as datas combinadas.
Use essa lista para identificar uma boa impressão
Como você pode perceber, uma boa impressão tem muito mais a ver com o processo total do que com a qualidade final da peça. É claro que a ideia é ter um impresso gráfico perfeito e efetivo para usar em suas estratégias, mas, a experiência e jornada do cliente/ gráfica é talvez um dos pontos principais na hora de fazer a escolha.