O Behance é mais que um site, ele é uma ferramenta que muitos profissionais da área de criatividade usam como portfólio. Seja para conseguir jobs, mostrar o seu trabalho ou construir uma comunidade de artistas, dentro do seu nicho ou não. Neste artigo você vai saber as vantagens de usar o Behance e investir na atualização do seu perfil além de consumir o conteúdo como uma rede social, no estilo Pinterest.
Invista em seu portfólio
Para qualquer artista visual, seja designer, arquitetos, fotógrafos ou qualquer profissional que consiga mostrar seu trabalho em imagens, precisa de um portfólio pensado com cuidado pensando na sua base de clientes.
Há várias formas de construir esse portfólio. Alguns preferem o tradicional PDF, outros usam painéis do Pinterest, porém a melhor ferramenta é de fato o Behance. Por ser uma plataforma pensada exatamente para abrigar artistas de várias áreas e inúmeros nichos, esse é o lugar perfeito para expor o seu trabalho.
Grandes empresas com grandes projetos precisam e exigem que seu trabalho seja exposto de alguma forma para saber se de fato seu estilo combina com campanha ou não. A forma mais fácil é expor seu perfil de forma clara, limpa e de uso fácil. Enfim, não importa qual seja a plataforma que você escolha para expor seu trabalho, pense sempre na facilidade de uso e clareza nas informações.
Veja também: Dicas para fazer um catálogo perfeito
Vantagens para usar o Behance
Esse é um site criado, como já foi dito anteriormente, com o intuito de reunir profissionais e permitir que eles exponham seus trabalhos de uma forma profissional. Além disso, ele possui ferramentas úteis para caso seu cliente tenha interesse em seu trabalho. Mas vamos com calma, primeiramente um pequeno tour pelos ambientes extremamente úteis do site.
Em seu perfil, logo de cara vemos uma barra com várias opções para que seu cliente possa encontrar trabalhos específicos em seções como na imagem abaixo:
Para perfis ainda mais completos encontramos seções de NFTS, Transmissões ao vivo e para uso pessoal o botão de Insight. Eles facilitam a navegação pelo seu perfil além de deixar mais intuitivo.
Outro ambiente super legal é o retângulo do seu perfil no lado esquerdo. Ele tem informações importantes além dos botões mensagem, seguir e o talvez o botão mais útil de todo o site que é o Contrate-me. Veja o retângulo vermelho na imagem abaixo.
Como percebemos, o Behance é o local ideal para construir seu portfólio online, de fácil acesso e definitivamente profissional.
Ambiente de Inspiração
Agora que já vimos o quanto é vantajoso usar o Behance como portfólio, vamos para a segunda função, a de inspirar.
Quando estamos criando um projeto, independente do nicho, precisamos de referências. Muitas dessas referências podem surgir de lugares pouco convencionais, mas é bom termos lugares seguros para decidir um caminho a seguir ou apenas oxigenar a mente.
Como o Behance funciona como uma rede social, no sentido de seguir criadores, é fácil criar painéis com o trabalho das pessoas que você segue. Acompanhar criadores que estão no mesmo nicho que você, ou artistas distintos mas que despertam sua criatividade é o combustível necessário quando precisamos romper a barreira do bloqueio.
Se você é daqueles que gosta de descobrir coisas novas, use o Descobrir e se aventure por trabalhos variados e aleatórios. Isso pode ser um excelente exercício de criatividade, só navegar por entre os trabalhos e tirar pontos positivos de cada um deles.
De qualquer forma mostre o seu trabalho
Com a internet cada dia mais presente no dia a dia, ainda mais no pós pandemia, a possibilidade de atender clientes de qualquer lugar do mundo tornou-se uma realidade. Portanto, é preciso mostrar o seu trabalho, estar presente de forma positiva.
Estar nas redes é cansativo, produzir para a internet sem fins lucrativos quando deixa de ser prazeroso e passa a ser uma obrigação é desestimulante. A solução é investir em uma única rede, ideal para expor e ter retorno com contratantes do seu serviço.
Enfim, escolha com sabedoria a sua ferramenta de trabalho e divulgação, não precisa produzir conteúdos inéditos caso você já possua um histórico de trabalho. Divulgue esses mesmos projetos em seu Behance. Caso esteja ingressando agora no mercado de trabalho, vale a pena investir um tempo para criar projetos. Ainda que sejam ficcionais, isso permite que seu cliente veja seu potencial e os caminhos artísticos que você pode seguir.