Cada vez mais nos preocupamos com o meio ambiente e a sustentabilidade mas, você conhece o ciclo de vida do papel? Sabe o motivo dele ser o material mais indicado para a produção de embalagens? A questão é que ele é mais sustentável e biodegradável e causa pouco impacto em nosso planeta.
O papel como fonte renovável
O uso e consumo de matéria prima é uma coisa que tem chamado a atenção de diversos grupos que se preocupam com a situação do nosso planeta. Tudo e todas as coisas só existem pelo fato de podermos transformar materiais brutos retirados da natureza em outras coisas.
Diferente dos outros materiais, o papel possui um ciclo de vida que chamamos de circular, ou seja, o fim não é realmente o fim. Por isso consideramos o papel um dos melhores materiais para se investir pensando na construção de embalagens e materiais impressos.
A forma como ele será recebido pelo meio ambiente também é muito menos agressiva que o plásticos e o vidro. Tendo em vista esse caminho prolongado do papel, já conseguimos perceber como esse material é uma ótima escolha para se trabalhar.
Leia mais – Embalagens de papel – Vantagens e benefícios
O ciclo de vida do papel
Primeiramente é necessário saber que a produção de papel no Brasil provém 100% de campos de reflorestamento. Só de saber que nossos papéis são explorados de forma legal e não prejudicial, já facilita a tomada de decisão na hora de escolher o material para as suas necessidades.
Agora que você já sabe de onde vem o papel, precisamos deixar claro também que em média 67% a 85% do papel no Brasil foi reciclado no ano de 2019. Como resultado desta reciclagem, temos o papel voltando com uma segunda função em um novo formato.
Um mesmo papel pode ser reciclado até cinco vezes, o que torna este tipo de material versátil e com longa vida útil. Portanto olhando para todas essas vantagens, fica claro que o papel é a escolha certeira para os materiais de qualquer empresa.
Veja também – Conexão emocional – Impressos como objeto de valor
Para reciclar
Para que a reciclagem seja feita da maneira correta, a prática precisa começar em casa com a divisão correta do lixo. Isso vale para qualquer outro tipo de material como plástico, vidro e metal.
Aqui na Alpha nós contribuímos com esse processo de reciclagem visando a reutilização completa dos papéis, por isso estamos sempre atentos para a compra de papéis de reflorestamento além é claro da coleta de aparas.
A coleta de aparas são aquelas bordas de papéis que são descartadas na hora do refilamento ou corte. Todos os restos de papel são recolhidos por uma empresa especializada e tem como destino a reciclagem.
Enfim, não basta só reciclar, é preciso pensar no consumo excessivo e desnecessário. Ainda que seja uma fonte de matéria renovável, o processo envolve muito mais do que reciclar.