Conexão emocional – Impressos como objeto de valor

Homem segurando livro
30 de novembro de 2021

A mídia tem sido explorada ao máximo em tópicos pautados no imediatismo. O consumo rápido de informação junto com propagandas online em todas as redes sociais, nos fazem “acostumar” com toda essa onda de coisas vindo em alta velocidade e o efeito já não é o mesmo. Portanto, apostar em uma conexão emocional através dos impressos pode ser uma solução antiga para novos problemas.

O poder do tato

Somos influenciados por nossos sentidos a todo instante, mas na maioria das vezes esquecemos do tato. Usamos estratégias para aguçar a visão ou atingir paladar e olfato, porém a experiência de sentir ou ter algo nas mãos precisa ser mais explorado.

Quando você tem um e-mail com uma promoção incrível em sua caixa de entrada ou um cartão de aniversário recebido pelo whatsapp, ainda que ele exista, fica faltando a sensação de “possuir”. Esse poder de posse aumenta quando transferimos essas informações digitais para o papel.

Portanto, ter algo que esteja na distância de um toque, que você possa guardar e voltar a consultar quando precisar, aplica valor à informação oferecida.

Colecionamos objetos em nossa vida toda e isso é a maior prova do quanto somos apegados a itens físicos. Por isso, é preciso pensar em uma forma de fazer com que a sua marca ultrapasse a ideia de ser um conceito.

Leia também – A diferença entre flyer, folder e panfleto

A mídia física impressa na memória

Ainda que os álbuns musicais digitais em plataformas de streams existam, as mídias físicas ainda tem seu espaço no mercado. Do mesmo modo que os e-books fazem sucesso, mas os livros impressos ainda são sensação dos leitores.

O material físico trabalha com todos os sentidos do corpo humano e isso fixa lembranças ainda mais profundas em nossa memória. Os impressos funcionam da mesma forma que os exemplos citados acima.

Não é que o digital não surte efeito em suas estratégias mas, com peças gráficas impressas a estratégia fica mais sólida e efetiva. Portanto, unir as duas estratégias, digital e física, espera-se um resultado muito melhor. Resumindo, os materiais impressos mostram bons resultados quando trabalhado de forma correta.

Imprimindo uma conexão emocional

Cartões em datas comemorativas, fotos de presente, selos em cartas ou até mesmo na cédula do dinheiro, conseguimos enxergar a impressão como algo muito mais forte que apenas papel.

Os valores gerados através dos materiais gráficos carregam o poder de transformar e dar sentido em algumas situações. Outra vantagem dos impressos é que eles são guardados por um longo período e pode estar sempre à vista do seu cliente.

Um ótimo exemplo é o calendário e os materiais de papelaria que estão sempre a vista sobre mesas e balcões. O calendário ainda possui a função de lembrar o indivíduo os dias e meses, consequentemente datas especiais. Além de útil, ainda é um material de marketing offline efetivo.

Leia também – Produção gráfica e criatividade

A indústria gráfica como ponte entre empresa e cliente

Dentro de tudo isso que foi dito até aqui, podemos perceber o quanto o papel ainda é importante e gera a ideia de valor. O cliente que recebe peças gráficas, inconscientemente concebe uma ideia da marca através da qualidade do papel, acabamentos e design.

Pensando assim, investir neste tipo de material pode ser tão vantajoso quanto fazer uma campanha nas redes sociais, desde que seja um material de qualidade.

Nesse processo precisamos escolher uma gráfica que possa materializar todas as suas ideias. A gráfica Alpha Ultrapress investe em tecnologia e inovação, visando sempre acompanhar o mercado como um todo, afinal são mais de 25 anos trabalhando com impressos.

Seja nos segmentos de promocional, editorial ou embalagens, temos a chance de ajudar nossos clientes a alcançar o nível máximo com seus próprios clientes.

Chegou até aqui? Então aproveite para baixar nosso material totalmente gratuito com informações preciosas para enviar seus arquivos para a gráfica sem erros.

Ebook Guia de Impressão
Baixe agora nosso material