Tipografia – Tendências e usos na impressão

Capa de um catálogo Goguette
23 de novembro de 2021

A tipografia é de longe o elemento mais importante quando pensamos em um material gráfico com informações. É a tipografia que vai dar o tom, passar a mensagem necessária na peça e que, junto com o design criará o efeito pretendido.

Dessa forma, por ter tanta importância, é necessário estudar muito sobre esse elemento do design e estar por dentro das tendências. Neste artigo você vai encontrar os conceitos, formas de uso e inspirações para os seus trabalhos.

O que é tipografia?

A tipografia foi um processo onde a impressão acontecia por meio de peças de metal no formato das letras, que eram organizadas formando palavras, funcionando como uma espécie de carimbo.

Hoje usamos o termo para nos referirmos aos estudos das fontes de uma forma geral, o jeito como é aplicada nos trabalhos e seus diferentes usos.

Famílias tipográficas e suas variações

Quando ouvimos tipografia logo pensamos em letras. Mesmo que as duas coisas estejam interligadas elas não são a mesma coisa. A letra ou caractere está ligada a cada signo do alfabeto. Já a tipografia tem a ver com a família desses signos, ou seja, a variação de uma letra que compartilha características da sua família.

Ainda difícil de entender? Então vamos a um exemplo prático. Para isso vamos usar uma fonte bem famosa, a Montserrat. Ela possui uma lista enorme de variações que vão desde a espessura das letras até as versões itálicas. Dessa forma, podemos usar em uma composição, uma mesma fonte com variações para fazer a famosa hierarquização de textos, uma regrinha que falaremos mais adiante.

Outra coisa super legal é que as fontes estão sempre em grupos específicos, nichos que vão delimitar sua função e uso. Veja abaixo os tipos de fontes:

Variações da mesma fonte

Serif

Talvez a mais usada e que temos mais acesso no dia a dia. São fontes que possuem tracinhos e alongamentos que facilitam a experiência de leitura. Elas estão presentes em livros, revistas e jornais.

Fonte Vogue Serifada
Fonte Vogue Serifada

Sans Serif

Essa fonte é o inverso da fonte acima. Ela não possui os tracinhos e nem o alongamento das letras.

Fonte Impact Sem Serifa
Fonte Impact Sem Serifa

Display

Essas temidas fontes são mais artísticas, com menos ângulos e mais liberdade, porém não é recomendada para qualquer tipo de trabalho. Por ser mais “fora da caixa” sua compreensão e facilidade de leitura podem prejudicar a experiência do indivíduo.

Fonte DCC Ash Display

Cursiva

Usadas para dar aquela sensação de “handmade” ou “feito a mão” com muita elegância e fluidez, esse tipo de fonte precisa de bom senso na hora do uso. Dependendo do tipo da fonte ela pode ser difícil de ler.

Fonte Anitto Cursiva

Hierarquização do texto na composição

Você se lembra desse termo? Chegou a hora de falar um pouquinho sobre ele,

Lembra na escola quando aprendemos a fazer aqueles cartazes onde o nome da matéria vai bem grande, o assunto um pouco menor e o texto embaixo em um tamanho consideravelmente pequeno perto do restante? Pois é exatamente isso.

Para trabalhar com a hierarquização é preciso ter bem claro a mensagem que você deseja passar ao público alvo. Assim, trabalhar com diferentes tamanhos e variações de uma fonte, se torna uma tarefa bem mais fácil.

Veja esse exemplo:

Hierarquia do Texto para edição
Hierarquia de Texto

O tato na hora de escolher a fonte para o seu projeto

Como você pode ver, há uma infinidade de possibilidades de uso dentro de uma criação. Mas nem todas as fontes bonitas e chamativas podem dar certo dentro de um projeto específico.

Várias marcas tem simplificado seus logos para que elas possam atingir um número maior de pessoas e com isso conquistar espaços que antes não podia ocupar.

Não basta também usar uma fonte simples da forma errada, é necessário pensar em todo o contexto, na mensagem visual e textual que você pretende passar.

O uso das fontes exige muito esforço e estudo, junto com o uso das cores, sempre acompanhando as tendências e estilos em alta.

Veja alguns designs incríveis usando fontes como objeto principal na composição:

Via Behance DaFonts

Não é fantástico como podemos usar as fontes em qualquer peça gráfica? No caso de trabalhos para a impressão, o cuidado de escolher uma fonte legível e clara é ainda mais importante.

Para que a peça gráfica fique ainda mais incrível, uma empresa com tecnologia e inovação não pode faltar. Procure uma gráfica que possa colocar em prática todas as suas ideias, como por exemplo a Alpha Ultrapress que possui mais de 27 anos no setor gráfico.

Gostou do artigo? Espero que você aproveite essa porção de conhecimento em suas criações. Quer ainda mais informações? Então baixe nosso material totalmente gratuito. É um guia de impressão completo que vai te auxiliar no momento de enviar seu arquivo para a gráfica.