Em primeiro lugar, o papel couchê faz parte do nosso dia a dia. Ele está presente em inúmeros produtos, desde os flyers que você recebe na rua até os materiais de escritório da empresa em que você trabalha. Pensando no vasto uso desse papel tão versátil, preparamos esse artigo para sanar todas as dúvidas e te ajudar a escolher o melhor papel para o seu projeto gráfico.
O que é o papel couchê?
Quando vamos um pouquinho mais fundo no significado da palavra Couchê, que vem do francês e significa revestimento, já conseguimos ter uma ideia de como é feito esse papel.
Normalmente o couchê é constituído de uma base de papel Offset e recebe uma camada de revestimento composta por carbonato de cálcio, caulium e mais alguns outros aditivos. Como resultado obtemos um papel mais branco e com uma textura muito mais lisa e uniforme.
A escolha por esse papel é quase unânime, pois ao passar pelo processo da impressão, as cores são muito mais vívidas e intensas. Isso se dá graças ao revestimento que faz com que a tinta penetre no papel, porém em uma camada mais superficial, realçando as cores da impressão.
Esse papel pode receber essa camada em apenas um dos lados, o chamado couchê L1, assim como pode também ser aplicada nos dois lados, chamado de couchê L2.
Outro ponto positivo desse papel é a diversidade de gramaturas que variam desde 80g até 300g que pode ser usado por exemplo nas embalagens de fast food.
Pensando ainda nesse leque de possibilidades, esse tipo de papel pode entregar acabamento brilho, fosco ou intercalar entre os dois efeitos, um em cada lado.
Veja também – Ciclo de vida do papel – Da produção a reciclagem
Em que projeto gráfico usar?
Como dito anteriormente, o papel couchê é muito versátil e vai desde peças gráficas simples como flyers e folder até os catálogos de luxo.
Pode ser usado também em:
- Revistas;
- Cartões de Visita;
- Embalagens;
- Livros;
- Jogos de tabuleiro;
- Folhetos;
- Convites de formatura;
- Cardápios;
- Pastas.
Posso substituir o papel couchê?
O mundo tem passado por uma escassez de papel, principalmente o couchê, por falta de insumos, alto consumo em embalagens entre outros fatores. Portanto, é sempre importante conversar com os profissionais da gráfica responsável pelo seu material e descobrir juntos, possibilidades de substituição por outro tipo de papel ou quem sabe apenas trocar por uma outra gramatura do próprio papel couchê.
Enfim, o importante nesse processo é escolher uma gráfica séria, com experiência no mercado gráfico e com tecnologia para colocar o projeto dos seus sonhos no papel. A Alpha possui mais de 30 anos de tradição e está preparada para receber sua ideias e transformá-las em realidade.
Se chegou até aqui, que tal aproveitar e baixar nosso material gratuito e nunca mais errar na hora de enviar o seu arquivo para a impressão? É só clicar no botão abaixo e em alguns instantes você terá acesso a um guia completo de impressão.