O moodboard é uma espécie de mural onde colocamos diferentes tipos de mídias, sejam elas visuais ou sonoras para servir de inspiração para um projeto. Pode ser feita digitalmente ou de forma física e carrega a essência do que deve ser trabalhado para um bom resultado final.
Apresente projetos com mais clareza
Você com toda a certeza já passou por situações complicadas na hora de apresentar um projeto para um cliente. Sem dúvidas já mostrou o projeto final e não obteve um retorno positivo. Isso acontece por um erro básico de comunicação.
Primeiramente vamos deixar claro que, uma mesma ideia surge representada de diversas formas diferentes. O que está em sua cabeça pode aparentar ser o mesmo que a do seu cliente, porém nem sempre isso será o suficiente para um bom projeto.
Cada pessoa enxerga as coisas baseadas em suas próprias experiências, por isso é tão importante buscar, trocar e apresentar referências.
O moodboard vai ter exatamente essa função, ou seja, recolher, organizar e apresentar não só a estética do projeto como também o tom emocional e a identidade visual como um todo.
Como fazer um moodboard
Antes de mais nada, você precisa recolher referências, conversar com o seu cliente e capturar o maior número de informações possíveis para a construção do moodboard. Esse material pode ser foto, vídeo, músicas, sites…
Depois de recolher todo o material, é hora de criar o painel. Há vários lugares onde você consegue criar esse painel, seja online ou em programas de edição.
Para construí-lo é muito simples. Coloque as imagens sobrepostas ou organizadas em grade. Aqui existem algumas sugestões de uso, como por exemplo:
- O tamanho das imagens afeta a percepção, portanto, você pode brincar com o tamanho das imagens e dar mais ênfase para algum sentimento diferente.
- Imagens do mesmo tamanho oferecem os mesmo valores de importância, assim o cliente pode assinalar todas as imagens que tem a ver com a ideia que ele tem para o projeto.
Essas são duas formas de usar o moodboard, porém é possível usá-los livremente para outros fins, tanto digitalmente como de forma física, pregado em paredes ou cavaletes.
Não é apenas para trabalho
A princípio você percebeu que essa ferramenta é muito utilizada para criar profissionalmente, porém pode ser usada também como uma fonte de inspiração.
Quer um exemplo de uma rede social que é um imenso moodboard? O Pinterest é uma rede totalmente dedicada à inspiração e que serve até mesmo como uma plataforma para você criar inúmeros moodboards. A vantagem de usar o Pinterest é que todas as imagens possuem referências clicáveis que te levam até a fonte original.
Então não use apenas na hora de realizar um branding para o seu cliente. Use em momentos de bloqueio criativo, ou quando precisar daquele alívio visual com um painel repleto de coisas que te fazem feliz, afinal as inspirações podem vir dos lugares mais improváveis.