O papel favorito para impressos em geral é o tão cobiçado papel couchê mas, existem algumas outras opções que são perfeitas e que muitas empresas já investem há algum tempo, os impressos em kraft e papéis recicláveis. Mas afinal, você sabe quais são as possibilidades de uso desses papéis? Então continue até o fim deste artigo.
Onde está o papel couchê?
Se você e sua empresa estão ligados aos materiais gráficos, tenho certeza de que em algum momento nos últimos anos, vocês já se depararam com a falta desse papel no mercado. Por ser um papel tratado, mais branco e perfeito para diversos tipos de impressos, ele é sempre a primeira opção dos clientes.
Com a falta do papel por diversos motivos, as empresas que necessitam de materiais gráficos, precisaram encontrar formas de criar suas peças com outras opções de papéis. Os impressos em Kraft e papéis reciclados tornaram-se uma opção viável. Quando falamos aqui sobre o papel reciclado, estamos falando sobre aquele com menor tratamento e com aparência mais rústica sem passar por muitos processos de tratamento.
Leia também: Papel Couchê – Definição e uso na indústria gráfica
Por serem papéis mais rústicos, os profissionais da área buscaram referências que casassem com a sua aparência e textura e o resultado é claro, foram peças incríveis.
Possibilidades de impressos em kraft e reciclado
A indústria em geral tem caminhado para lugares onde uma das suas principais preocupações é o cuidado com o meio ambiente e em como a imagem do seu produto é recebida pelo público. Hoje o cliente busca muito mais que apenas embalagens incríveis, ou seja, os valores da empresa contam na decisão de compra.
Veja também: Ciclo de vida do papel – Da produção a reciclagem
Foi assim que muitos materiais migraram e passaram a ocupar novos espaços, como é o caso do papel kraft e o reciclável. Mas afinal, quais são as possibilidades de impressão nesse tipo de papel? Veja os exemplos abaixo:
Essas são apenas algumas opções, mas o uso é bem diversificado e pode ser aplicado também em pastas, envelopes, caixas de presente, folders entre tantos outros tipos de impresso.
Com o papel reciclado, por ter uma aparência mais rústica, o design pode ser elaborado pensando em elementos mais orgânicos, afinal eles ficam perfeitos juntos. A única ressalva sobre esse papel é que embalagens para alimentos não podem ser feitas com ele já que o tratamento não é o suficiente para ter contato direto com os alimentos.
Um novo olhar é sempre importante
Ter em mente um projeto é pensar em detalhes que farão toda a diferença, mas não podemos nos prender a isso 100%. Precisamos exercitar o olhar de experimentação, ver outras formas de fazer uma mesma coisa.
Caso os seus impressos tenham sempre sido feitos em papel couchê, que tal pensar em uma forma de fazer o mesmo impressos em outros tipos de papéis ou quem sabe com algum outro acabamento? O erro às vezes nos proporciona conseguir resultados que nunca pensaríamos dentro da área segura, portanto permita-se errar também.
Enfim, cogite usar papéis não muito convencionais, como é o caso do papel kraft e o papel reciclado. Olhe para as oportunidades e veja como uma possibilidade de novos resultados.