Se você está dentro do universo dos impressos, com certeza já se deparou com os termos coated ou uncoated. Se você não conhece, esse é o lugar perfeito para saber tudo sobre o assunto. Sem mais delongas vamos saber o que significa esses termos e como eles podem ajudar na hora de criar o seu material gráfico.
Vai trabalhar com Pantone?
Primeiramente é preciso ter em mente que o uso da Pantone na hora de criar projetos é bem comum entre os designers. É claro que essa escala oferece uma segurança muito maior, tanto para quem cria como para quem contratou o serviço.
Mas não é porque a Pantone é um catálogo de cores universais que não podemos obter resultados diferentes na hora da impressão, afinal o acabamento está totalmente ligado com o papel.
Para saber mais sobre o sistema de cores Pantone, você pode ver este outro artigo: Pantone – Influência e apostas para 2022
Afinal o que é Coated e Uncoated?
As palavras coated e uncoated em uma tradução ao pé da letra significa revestimento e sem revestimento, ou seja, o papel com algum tipo de proteção e modificação é um tipo de papel mais “cru”.
Os papéis são bem diversificados e podemos usá-los de diferentes formas e para diversas ocasiões. Portanto, a impressão também vai se comportar de uma forma diferente para cada um desses tipos de papéis.
Os papéis coated, (com revestimento) passam por um tratamento químico que proporciona ao resultado final um papel mais liso e mais resistente, logo a impressão se torna mais viva e brilhante. Aqui não vamos falar sobre as laminações que podem dar outro efeito com possibilidades de efeitos brilho ou matte.
Já o papel Uncoated (sem revestimento) absorve mais a tinta por sem mais poroso e possui uma resistência menor em sua base para absorver a tinta.
Pensando de uma forma bem prática, uma mesma cor do Pantone consegue oferecer cores distintas dependendo de qual papel foi impresso. Dessa forma, a Pantone criou dois tipos de paletas de cores, onde uma mostra a cor do papel revestido e a outra no papel sem revestimento.
Quando nos deparamos com um código de uma cor com o C no fim, significa que aquela tonalidade é obtida com impressões em papéis Coated (revestido). Se o código terminar com U, o efeito mais fosco que obtemos são em papéis sem o revestimento, ou seja, Uncoated.
Sabe como usar?
Claramente você tem uma noção de como usar a escala Pantone no projeto, mas o que você precisa saber é como o resultado final precisa ser apresentado.
Quando o cliente trabalha com uma cor muito específica e usa o Pantone em seus materiais, pensar em um resultado final de qualidade é importante.
Algumas cores podem sofrer alterações na hora de imprimir em diferentes tipos de papel, portanto recolha todas as informações necessárias na hora do briefing e tenha certeza do resultado final que o seu cliente deseja.
Aproveite e saiba mais sobre sobre criação e materiais gráficos nesse outro artigo: Produção Gráfica e Criatividade – Criação e Ideias
Agora que você já sabe a diferença entre os termos e sabe como usá-los é hora de colocar em prática. Para ficar ainda melhor, que tal baixar nosso material? É um guia de impressão super completo para evitar erros comuns na hora de enviar seu projeto para a gráfica. O material é totalmente gratuito, basta clicar no botão abaixo.