A sustentabilidade é um assunto que tem ganhado bastante espaço na sociedade. Ela abrange diversos setores e abre espaço para discussões pertinentes.
Neste artigo vamos falar sobre como uma gráfica consciente do seu impacto no planeta pode trabalhar para diminuir sua interferência no meio ambiente.
A sustentabilidade é o futuro
Pensar em produção sustentável ainda parece algo difícil e distante, no entanto inúmeras empresas de diversos segmentos tem se preocupado com a produção consciente.
A intenção é não apenas diminuir os danos causados na natureza, mas também atingir o público de uma forma bem positiva.
Cada vez mais, clientes buscam alternativas sustentáveis para produtos nocivos ao meio ambiente e o papel das empresas é adequar-se a esses moldes.
A indústria da beleza é um ótimo exemplo dessa produção menos agressiva.
Dessa forma cada vez mais marcas adaptam embalagens, mudam seus ingredientes, deixam de testar em animais afim de estimular produção e consumo consciente.
São mudanças necessárias para mantermos nosso planeta saudável e assim garantirmos que todos os recursos naturais estejam disponíveis para nossas gerações futuras.
Gráficas são importantes!
Os meios de comunicação são indispensáveis. Nossa cultura já criou a rotina de se informar por meios seguros e o impresso ainda continua sendo o meio mais confiável.
Assim, campanhas publicitárias, catálogos, flyers informativos, revistas e jornais… Tudo isso está em nosso dia a dia e só é possível através das gráficas.
Por isso todo esse material impresso e consumo de matéria prima, pode parecer gigante e realmente é se não tomarmos algumas medidas, que irão diminuir esta colisão.
Veja também “Tipos de papéis para a impressão: O que você precisa saber?”
Sustentabilidade: Diminuindo o impacto ambiental da indústria gráfica
É de conhecimento de todos que todas as ações causam impacto no meio ambiente, em proporções diferentes, porém a longo prazo todas elas afetam nosso planeta da mesma forma.
Com o intuito de mudar isso no setor gráfico, a Conlatigraf ( Confederação Latino- Americana da Indústria Gráfica) criou algumas medidas. Elas irão ajudar nesse processo de adaptação com ações menos prejudiciais.
Nesse guia há diversas dicas e ações que podem ser inseridas na indústria gráfica. Todas elas embasadas em ISO ( International Organization for Standardization) que visam padronizar e garantir a qualidade de produtos e serviços.
Em resumo, as gráficas apoiam-se neles para melhorar todos os seus processos. O ISO 1400: 2015 que classifica os aspectos e os impactos da produção gráfica.
O ISO 14001:2015 especifica sistemas de gestão ambiental e o ISO 14024: 1999 e 2004 que estabelece princípios para o desenvolvimento de programas e rotulagem.
Por fim o ISO 16759: 2013 que especifica requisitos para medir a pegada de carbono dos processos e materiais necessários para as ações.
Por isso, usar o ISO é uma forma de medir o impacto das gráficas e repensar processos. A ideia trabalhada neste artigo é chegarmos a ações que irão melhorar as ações até alcançar uma produção mais limpa.
A Alpha Ultrapress e o Selo Verde
O selo verde é uma certificação que diferencia as empresas que são sustentáveis e que não agridem o meio ambiente. O intuito é distinguir empresas que possuem Gestão Ambiental de Resíduos Industriais Gerados.
Esse certificado mostra que a empresa possui estratégias, planos administrativos e organizacional na destinação de resíduos.
A ideia por fim, é que nenhum deles entre em contato com afluentes e solo.
Oferecer soluções gráficas com tecnologia e inovação é uma das maiores qualidades de nossa gráfica, sempre levando o melhor impresso para nossos clientes.
Acima de tudo nos preocupamos também com, como nossas ações afetarão nosso planeta, por isso garantimos que toda nossa produção seja consciente.
Se você chegou até aqui, já descobriu que a Alpha Ultrapress é uma fábrica de soluções gráficas e uma empresa amiga do meio ambiente.
É hora de você conhecer o nosso Guia de Impressão.
Baixe nosso e-book e tenha acesso a tudo o que você precisa saber sobre impressos.