O investimento feito em materiais gráficos é um dos que mais possibilita retorno, além de agregar positivamente à marca divulgada. Seja para divulgar um negócio, ideia ou produto, materiais como catálogos, cartão de visita e folders são projetados especialmente para conquistar o olhar de um possível cliente.
Neste artigo, você conhecerá os materiais gráficos mais utilizados no mercado e para que servem cada um. Assim, poderá escolher o material certo para o seu propósito. Continue a leitura!
Por que utilizar materiais gráficos?
O foco principal de uma empresa deve ser transmitir para a sua clientela credibilidade, seriedade e compromisso com o produto ou serviço ofertado. Seja para fins comerciais ou não, sendo assim, um item palpável faz toda a diferença na experiência do usuário.
Um dos pontos fortes é a transmissão de sensações a quem o recebe, que pode ser facilmente transformado na materialização de algo que o cliente nem sabia que queria.
Por exemplo, se uma empresa trabalha com a venda de artigos para decoração, poderá desenvolver um catálogo expondo os seus produtos de forma contextualizada, com imagens que tragam sugestões de uso.
Gostou da ideia? Então saiba quais são os principais materiais gráficos para divulgação!
Quais os principais materiais gráficos?
Não há limites para a escolha de tipos de materiais gráficos, ou seja, um projeto pode ser adaptado para diferentes formatos, desde que os objetivos de divulgação sejam atendidos. Veja mais sobre as características e versatilidade de cada um.
Catálogos
Ideal para montar uma apresentação que abranja o maior número de produtos possíveis, desta forma, o catálogo pode ser adaptado ao tamanho que for conveniente, os padrões da Série A são os sugeridos, como A4, A5 e A6, assim, o item ficará com um tamanho agradável aos olhos do cliente.
Cartão de visita
Diferentemente do item anterior, o cartão de visita possui um tamanho padronizado, que é o de 95 mm x 55 mm. No entanto, também pode ser projetado na horizontal ou vertical, utilizando ambos os lados para impressão ou apenas um. Então, esse é um material gráfico ideal para fortalecer o nome da empresa ou do prestador de serviço.
Folders
O folder é um material de divulgação dobrável — normalmente em três partes — e seu tamanho aberto é o de uma folha A4. Ideal para campanhas de divulgação pontuais, trazendo mais informações sobre um produto ou serviço específico.
Panfletos
Também chamados de flyers e folhetos, os panfletos servem para distribuição em massa tanto na própria loja quanto em pontos estratégicos da cidade, alcançado pessoas além do público-alvo.
Sendo assim, é ideal para situações quando a empresa busca atingir o mais número de pessoas possível para participar de determinada ação, como inaugurações ou promoções. Seu tamanho se concentra no padrão da Série A, mas os sugeridos são o A5 e o A6.
Itens de papelaria
Agenda, papel timbrado, bloco de anotações, pasta e envelope são mais alguns tipos de materiais gráficos que podem ser inseridos na divulgação de um negócio. Um cliente vai até a loja e pede que o vendedor anote informações específicas sobre um item, faz a diferença entregá-lo em um bloco de anotações personalizado, não é mesmo?
Os materiais gráficos são itens que fazem toda a diferença na consolidação de um negócio. Agregue-os a sua estratégia de marketing e traga mais resultados para a sua empresa.
Se você já decidiu qual material gráfico fazer ou ainda está dúvida, entre em contato com a Alpha Ultrapress, temos uma equipe profissional pronta para atendê-lo!