Estamos em uma época onde a preocupação com o meio ambiente é uma pauta recorrente entre empresas e consumidores. Com os papéis que utilizamos não é diferente, por isso nesse artigo você irá conhecer um pouco sobre esse dois tipos de papéis amigos do meio ambiente, ou seja, o papel reciclado e o reciclato.
Papel Reciclado
Como o próprio nome diz, o papel reciclado provém 100% da reciclagem dos materiais descartados. Sua composição vai desde o papelão, rolinhos de papel toalha, papel higiênico, sacos de papel, livros, revistas, jornais e tantos outros tipos de materiais. Sua textura e cor são bem diferentes dos papéis que utilizamos em nosso dia a dia.
É um pouco mais áspero e tem uma tonalidade mais escura devido a quantidade de materiais diferentes em sua composição. Já seu uso fica bem restrito, pois os papéis usados podem vir de diversos lugares diferentes.
Papel Reciclato
O papel reciclato é o oposto do citado acima, pois sua composição é de 75% celulose e 25% de reciclagem. Mas aí você se pergunta: “75% de celulose, mas isso não é quase a mesma coisa dos papéis comuns? Onde está a vantagem?”
A vantagem é que o papel reciclato é feito por uma empresa brasileira que utiliza madeira de reflorestamento, ou seja, o uso é totalmente legal, sem danos na fauna e flora natural do nosso país e ainda tem mais! Todo o material que seria descartado em uma produção do nosso querido papel branco é reutilizado e aproveitado dentro da própria empresa.
Agora vamos aos 25% de reciclagem. Aqui os papéis são recolhidos da coleta seletiva (que todos deveriam fazer em suas casas) e ainda passa por uma seleção onde vamos classificar os papéis pela sua pureza. Em seguida, o papel passa por processos de aquecimento elevado para excluir as impurezas. O mais legal aqui é que o papel reciclato não passa por processos químicos de branqueamento e lisura. Por isso ele tem uma cor diferente, com aquele ar rústico que a gente ama.
Mas afinal, qual é o melhor tipo de papel?
Primeiramente vamos tomar como ponto de partida que não existe o papel certo ou errado. O que existe é o tipo de papel e a sua finalidade. Para uso pessoal o papel reciclado serve perfeitamente. Já para o uso de materiais para a sua empresa, talvez o ideal seja usar o reciclato, pois possui mais qualidade além de melhorar o aspecto visual dos produtos.
O que precisamos ter em mente é que em diversas situações conseguimos ser amigos da natureza e mudar nosso consumo. Olhar ao redor e enxergar novas possibilidades sem interferir em nossa natureza é um exercício diário somado a uma olhar consciente e reflexivo.
A Alpha Ultrapress
Aqui em nossa gráfica, nos preocupamos com todas as questões ambientais e encorajamos nossos clientes para que faça o mesmo. Portanto, nossos papéis são certificados, nossos procedimentos otimizados e com o processo de coleta de aparas 100% funcionando.
Além disso, buscamos trazer tecnologia e qualidade aos nossos clientes para que todos os projetos gráficos colocados em prática sejam retirados da imaginação direto para o papel.
Enfim, se chegou até aqui, que tal aproveitar e baixar o nosso guia de impressão. São dicas incríveis para não correr o risco de errar na hora de enviar o seu arquivo para a gráfica. É totalmente gratuito, basta clicar e baixar