Postado em 15 de maio por Alpha Convites

Como criar homenagem aos pais para convite de formatura em 4 etapas


A formatura não seria tão emocionante se não fosse um momento compartilhado com aqueles que amamos, certo?! Por isso, a homenagem aos pais, ausentes, professores e demais pessoas especiais deve […]


A formatura não seria tão emocionante se não fosse um momento compartilhado com aqueles que amamos, certo?! Por isso, a homenagem aos pais, ausentes, professores e demais pessoas especiais deve ser algo a se atentar durante os preparativos do grande dia.

No entanto, sabemos que fazer textos e discursos pode ser desafiador para muitas pessoas. Especialmente em momentos tão emocionantes como a formatura!

homenagem aos pais
Aproveite para baixar gratuitamente nosso EBook de modelos de convite!

Para te ajudar com isso, fizemos esse passo a passo para a construção da homenagem aos pais do convite de formatura, uma clássica referência de agradecimento e celebração feita nos convites da cerimônia. Veja:

Como criar homenagem aos pais para convite de formatura?

Considerando que somente alguns formandos ficarão encarregados da homenagem aos pais (e das demais homenagens), é importante que esses responsáveis foquem em produzir um texto que a turma toda goste.

Para você que é responsável pelas homenagens ter facilidade no processo criativo, recomendamos que sigam as etapas abaixo:

#1 Defina um tema geral

É super importante partir da definição de um tema geral em torno do qual será desenvolvido toda a sua homenagem. Seja uma frase emocionante ou uma citação especial, a ideia é pegar a “essência” desse tema e desenvolver o texto em cima disso.

Alguns temas são comuns na homenagem aos pais: dificuldades e o apoio que temos dos pais e responsáveis para superar, a transformação e os aprendizados que essas pessoas nos proporcionam, a forma como esse apoio foi fundamental para chegar até aqui etc.

#2 Defina “blocos” de texto para facilitar o desenvolvimento

Com um tema geral em mente, é hora de rascunhar o desenvolvimento. E algo que facilita a criação e garante que você mantenha uma sequência textual lógica é dividir sua homenagem em blocos de texto.

No clássico esquema: introdução, desenvolvimento e conclusão – tudo isso alternando os momentos entre os mais sérios e os mais descontraídos.

A dificuldade pode ser manter o texto enxuto. Mas enquanto estiver escrevendo, não se preocupe com isso.

A dica é que termine o texto antes de fazer a “limpa” para enxugá-lo e deixar somente os pontos mais fundamentais.

→ [BLOG] Como escolher os homenageados da colação de grau?

#3 Liste momentos e aprendizados que gostaria de compartilhar

Se tiver dificuldades no desenvolvimento, liste momentos e aprendizados que gostaria de compartilhar com os convidados. Na verdade, você pode fazer isso antes de tudo, trazendo esses momentos para o tema geral da sua homenagem.

Essa dica é importante porque as histórias e lembranças compartilhadas emocionam a todos e são uma ótima forma de rememorar a trajetória dos formandos até o grande dia.

#4 Não se esqueça de formular uma conclusão (mesmo que não seja a última homenagem do convite)

Por fim, algo que prejudica todo o texto – independente da qualidade dele – é deixar a conclusão em branco, pendente. A sensação que fica para quem lê é de que está faltando algo.

Você pode relacionar a conclusão da homenagem aos pais com a homenagem seguinte do convite – ausentes, mestres etc.

Como criar homenagem aos pais para colação de grau?

Seu discurso de colação de grau pode ser mais descontraído do que a homenagem do convite. Na hora de falar, a entonação, o tempo de fala e a linguagem corporal dão um ar diferente para a homenagem.

No entanto, seguir as etapas acima garantirá que você consiga estruturar o texto da homenagem com mais facilidade. Recomendamos, para os discursos, que incluam histórias emocionantes, engraçadas e de aprendizado vividas na faculdade.

A ideia é compartilhar um pouco dessa trajetória com os convidados, então, nada melhor do que fazer isso no seu discurso, quando todos estarão atentos.

E por falar nisso, contar histórias garante que as pessoas prestem mais atenção e por mais tempo na sua fala. Confira nosso artigo com dicas específicas para esse discurso:

→ [BLOG] Colação de grau: como fazer um discurso inesquecível

Esperamos que tenha gostado das dicas. Se quiser aperfeiçoar ainda mais os convites de formatura, confira nosso Ebook gratuito com referências lindas:

homenagem aos pais

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *