texto para convite de formatura
Postado em 21 de março por Alpha Convites

Texto para convite de formatura: guia completo e dicas extras


Construir o texto para convite de formatura pode ser trabalhoso. São diversos homenageados, as ideias da comissão e da turma toda para conciliar… Enfim, uma série de detalhes a se […]


Construir o texto para convite de formatura pode ser trabalhoso. São diversos homenageados, as ideias da comissão e da turma toda para conciliar… Enfim, uma série de detalhes a se levar em conta.

Além disso, a maioria dos convites conta com mensagens específicas para cada grupo de homenageados. E por isso, decidimos te inspirar com dicas e ideias de textos, poemas, citações e outros. Veja e tenha referências para seus convites de formatura:

4 Dicas de texto para convite de formatura

Listamos 3 mensagens mais presentes nos convites. A mensagem inicial, aos ausentes/que amamos e a mensagem da comissão.  São referências para se referenciar ou até mesmo usar e deixar seu convite ainda mais emocionante.

#1 Mensagem inicial

Esse é o momento de dar totalmente “ a cara” do convite e da formatura. A mensagem inicial é a primeira que vai ser vista e por isso se empenhar em escrever algo chamativo é importante!

Vale a pena começar com uma frase poética, poema ou citação de algum teórico que a turma gosta ou mesmo que tenha sido estudado e inspirador ao longo da graduação.

Um exemplo para os cursos de licenciatura, por exemplo, é usar alguma mensagem sobre educação e o papel dos educadores. Uma ideia para esse exemplo:

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.” – Paulo Freire

Essa frase pode ser um ótimo “gatilho” para enaltecer a gratidão e o orgulho pela profissão . E também interligar o tema aos juramentos. Afinal, essa citação diz respeito ao compromisso com a profissão e o impacto disso na sociedade, já que estamos falando de educação!

Uma outra ideia, que é mais abrangente para o texto para convite de formatura, é basear a mensagem inicial neste poema do Mário Quintana:

“Se as coisas são inatingíveis… ora!

Não é motivo para não querê-las…

Que tristes os caminhos, se não fora

A presença distante das estrelas!”

 

O poema tem uma ótima mensagem sobre vitórias, conquistas, desafios, objetivos e aprendizados que acumulamos ao longo da vida.

 

E especialmente da graduação, que nos forma profissionais. Até porque a vida profissional e o caráter profissional que desenvolvemos e aperfeiçoamos representa boa parte de quem somos como um todo.

Dessa forma, um poema como o de Quintana pode servir para dar sequência com uma mensagem sobre a satisfação dos formandos de estarem vivendo esse momento e tudo mais.

#2 Mensagem aos ausentes/que amamos

Esse é, com certeza, o momento mais emocionante das homenagens. Sempre haverá a saudade de pessoas amadas ausentes e nada mais justo do que relembrá-las com carinho também.

Para o texto para convite de formatura, sugerimos a seguinte passagem:

“Neste momento, alguém que gostaria de estar conosco está ausente. Vivo essa conquista sentindo sua presença em meu coração, com pesar pela saudade, mas com gratidão por poder ter compartilhado com você tantos bons momentos. A sua lembrança sempre me fará sorrir e a cada nova conquista, serei um pouco mais grato.”

Essa é uma boa introdução, que representa o enorme sentimento em torno do luto e da saudade. Um ótimo início para continuar a fala mencionando a imensa gratidão por todos os momentos que essas pessoas compartilharam conosco em vida. Além de ser uma mensagem linda.

Expressando também a gratidão por estarem tão presentes em nossos corações para sempre, sendo motivo de emoção em todas as conquistas.

Esse trecho também é uma ótima indicação de leitura no discurso de colação de grau.

#3 Mensagem da comissão

A mensagem da comissão de formatura também é marcante no convite. E depois de tanto esforço, com certeza o pessoal da comissão tem muito o que dizer! O grupo merece expressar um pouco do papel que tiveram na jornada.

E também o papel que tiveram para tornar as celebrações inesquecíveis como a turma sonhou. Veja a mensagem que separamos para esse texto para convite de formatura:

“Em busca de muitos ideais. Mas sei que hoje se encontram o meu passado, futuro e presente. Hoje sinto em mim a emoção da despedida. Hoje é um ponto de chegada e, ao mesmo tempo, ponto de partida. Se em horas de encontros pode haver tantos desencontros, que a hora da separação seja, tão somente, a hora de um verdadeiro, profundo e coletivo encontro.” – Fernando Sabino.

[BÔNUS] 3 Poemas para convites de formatura

E, para concluir, selecionamos 3 lindos poemas para convites de formatura. Sem muito “contexto” para os convites, esses poemas podem ser encaixados em qualquer parte do material. Veja:

#1 Poema de vitória e conquista

“Lembrai do tempo que levastes para chegar aqui,

de todas as vitórias e lágrimas,

de todos os sorrisos e fracassos.

Lembrai dos sonhos realizados,

das frustrações,

das decepções colhidas.

Lembrai de tudo o que passou.

Ganhastes mais força,

mais sabedoria

e finalmente podes olhar para o que há diante de ti

e perceber

que apenas chegastes ao começo.

– Seja bem vindo ao começo!” – Augusto Branco

#2 Trecho sobre desafios e aprendizados

“Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício.” – J. J Tolkien: O Senhor dos Anéis

Essa é uma sugestão para lembrar também que a turma pode optar por referências culturais como essa. A escolha em conjunto deixa tudo em torno da formatura ainda mais “a cara” da turma.

Tenha ainda mais ideias e referências baixando nosso Ebook gratuito com Top 10 modelos de convite de formatura!


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *