fotógrafos de formatura
Postado em 14 de março por Alpha Convites

Como escolher fotógrafos de formatura? 5 Dicas indispensáveis + 4 bônus


As fotos são um dos detalhes mais marcantes da sua formatura! Registram as festas e dão a cara do convite, mostrando cada detalhe da turma e representando suas conquistas na […]


As fotos são um dos detalhes mais marcantes da sua formatura! Registram as festas e dão a cara do convite, mostrando cada detalhe da turma e representando suas conquistas na jornada da graduação. Por isso, escolher fotógrafos de formatura profissionais é fundamental!

Esses serão os responsáveis por guiar e orientar a turma nos ensaios e poses, garantindo registros lindos e do agrado de todos. Então é importante escolher bem!

Preparamos este artigo com várias dicas e recomendações para a escolha das empresas e profissionais responsáveis por registrar um dos momentos mais inesquecíveis da sua vida. Veja:

Quando escolher e contratar os fotógrafos de formatura?

Nunca é cedo demais para fazer orçamentos! Entretanto, a comissão deve pensar na contratação com pelo menos 1 ano de antecedência. Esse é o tempo mínimo para a confecção em tempo seguro dos convites.

Então, ter agilizado as fotografias dele é super importante pra garantir que dê tempo de tudo. Se for o caso da turma escolher fotógrafos de formatura diferentes para o ensaio do convite e para as festas, pode-se pensar no responsável por cobrir a festa mais perto da data.

5 Dicas indispensáveis para a escolha dos profissionais

fotógrafos de formatura

Em primeiro lugar, algumas dicas para garantir a segurança da escolha dos fotógrafos de formatura. Algumas medidas garantem que você direcione as pesquisas da melhor forma.

Além de garantir a organização das opções e orçamentos. Confira:

#1 Avaliações, reclamações e depoimentos

Analise avaliações, reclamações e depoimentos de clientes anteriores da empresa/profissionais de foto e vídeo. Não só para identificar reclamações, mas também para saber, lendo os depoimentos, se o “perfil” de trabalho dos fotógrafos será condizente com a turma.

Em muitos casos a maioria da turma não se sente totalmente descontraída na hora dos ensaios, ou não sabe bem o que fazer como cenário. Para isso, profissionais mais proativos, com conduta mais extrovertida etc. podem ser a melhor escolha, por exemplo.

#2 Contrato mais vantajoso

Conforme falamos antes, a comissão deve ver o contrato mais vantajoso conforme o que desejam. Se for o caso de contratar uma equipe responsável por cobrir as festas e ensaios de convite. Ou se for o caso de contratar fotógrafos de formatura diferentes para as ocasiões.

É importante atentar para isso na hora de fazer os orçamentos, porque em alguns casos pode ser mais proveitoso tomar uma decisão ou outra dependendo dos custos, portfólios, etc.

#3 Recomendação das turmas que já se formaram

Essa é uma dica extremamente segura. A recomendação de formandos do mesmo curso que você pode ajudar muito na escolha. Como a comissão fará contato direto com os “ex formandos”, fica mais fácil de coletar detalhes e tomar a melhor decisão.

→ [BLOG] Convite de formatura com foto – 4 dicas e recomendações para turmas  

#4 Recomendação da empresa de convite de formatura

Também é interessante contar com a recomendação da empresa de convite de formatura que a comissão escolher para confeccionar os maravilhosos convites! Em muitos casos há parceria entre a empresa de convites x de fotógrafos de formatura.

É válido pesquisar para orçar pacotes.

#5 Vasculhar portfólios, orçamentos e manter tudo em uma planilha

Por fim, mas não menos importante: vasculhar portfólios e fazer muitos orçamentos. Pode parecer óbvio, mas é no portfólio, presença de redes sociais e site que você conhece melhor uma empresa/profissional!

Então, não deixe de verificar todas essas informações. E um outro detalhe que é importante é o controle e organização das pesquisas e orçamentos.

Você pode manter um registro de tudo (até outras finanças de formatura) baixando nossa planilha gratuita de planejamento financeiro para comissões de formatura:

→ [PLANILHA] Planejamento financeiro e orçamentos para comissões de formatura

4 Dicas bônus para as fotos de formatura!

Para concluir, algumas dicas para driblar qualquer timidez e se sair super bem nas fotos:

#1 Pratique no espelho

A clássica dica: pratique suas poses no espelho. Isso ajuda muito porque você pode achar as poses que se sente mais confortável. Além de ser um super exercício contra sua timidez e também para te dar segurança.

[BLOG] Técnica secreta milenar para driblar a timidez nas fotos de formatura!

#2 Encontre seu melhor ângulo com selfies (é sério!)

Todo mundo tira várias selfies diariamente, você sabe! Então, aproveite o embalo pra treinar algumas expressões e ângulos que você gosta e sente que te valorizam!

#3 Não olhe diretamente para a câmera

Evite olhar diretamente para a câmera nos ensaios com fotógrafos de formatura! Se você olhar para o fotógrafo, pode sair com olhar mais simétrico.

#4 Não se esqueça de aproveitar!

Esse é seu momento! Aproveite, se divirta e curta cada minuto. A ideia é que você olhe para seus convites de formatura, fotos e vídeos no futuro e sinta no coração a emoção dessas lembranças!

Gostou das dicas? Esperamos que sim. E para concluir, te convidamos novamente a baixar a planilha de planejamento e orçamentos para comissões de formatura. Essa ferramenta é fundamental para organização do dinheiro. O download é gratuito!


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *