empresas de convite de formatura
Postado em 25 de fevereiro por Alpha Convites

Convites de formatura: acabamentos, mensagens, referências e dicas para escolha


Preparamos este material especial com todos os detalhes sobre convites de formatura: acabamentos, informações, mensagens e planejamento da entrega. Confira!


Depois de anos de curso, você finalmente começa a se preparar para o grande dia: a formatura! Mesmo que você possa ter passado por desafios e altos e baixos ao longo da graduação, é certo que você lembrará nostalgicamente dessa fase depois que ela se concluir. Desde os detalhes dos convites de formatura, até seus últimos momentos na faculdade: a formatura é um momento inesquecível.

E com certeza todo formando deseja celebrar esse momento de alguma forma, junto de pessoas especiais…

Com certeza você quer que sua festa e seus convites de formatura transmitam essa emoção gostosa e o orgulho e alívio que você deve estar sentindo. Então, saiba que investir em um convite é muito importante para registrar esse momento tão inesquecível!

Afinal, não é só um convite. É um troféu da sua vitória na batalha de conquistar o seu canudo de formatura e aquele diploma tão desejado.

E como você já deve estar sabendo, os convites de formatura envolvem uma série de detalhes. Desde a escolha dos materiais e acabamentos, até as fotos e textos. Confira aqui absolutamente tudo que você precisa saber sobre os convites:

Por onde começar…

Para te ajudar a compreender todas as etapas que envolvem a produção dos seus convites, separamos esse texto em 2 etapas. Cada uma delas tem suas particularidades. Veja:

ETAPA 1

Depois da criação e formalização da comissão de formatura, ao longo do primeiro ano de curso, o grupo já deve começar a pensar nos preparativos. Desde as ações para arrecadar dinheiro, até as listas de interessados em participar das celebrações.

Com isso, tem-se os primeiros preparativos para os convites de formatura. Por isso, começaremos falando da lista de convidados.

Lista de convidados

convites de formatura

Pensar na lista de convidados pode ser difícil! Às vezes o formando se organiza com uma lista e depois percebe que não vai ter como chamar todo mundo. E isso pode acontecer por n motivos.

Conciliar os desejos, convidados e ideias de toda a turma é o que torna a formatura mais trabalhosa. Por isso que a comissão deve ser responsável e ajudar no que for possível.

De maneira geral, recomendamos que procurem organizar a lista de convidados por prioridade conforme “graus” de proximidade. Por exemplo:

  • Parentes próximos
  • Parentes mais distantes
  • Amigos de tal lugar

Algo nesse sentido. Uma dica importante é que você faça uma lista um pouco maior do que o previsto. Isso pode ajudar você, porque se algumas pessoas avisarem que não poderão ir, você pode convidar as outras que “sobrarem”.

De maneira geral, recomendamos que façam a lista com pelo menos 5 meses de antecedência.

Formatura: guia com tudo que você precisa saber

Informações do convite

Os convites de formatura devem conter informações como: datas das solenidades de comemoração, relação e fotos dos formandos. Além de mensagens de agradecimentos aos pais e a todos que colaboraram para a realização desse sonho.

É importante que tudo seja desenvolvido com muito cuidado para que saia conforme o previsto e agrade a todos. Listamos abaixo todas as informações que compõem um convite. Esses dados podem ser alterados conforme a vontade dos formandos e desenvolvidos com as preferências de cada um!

  • Mensagem Inicial;
  • Data, Horário e Local das Solenidades da Formatura;
  • Relação do Corpo Administrativo da Instituição;
  • Relação do Corpo Docente;
  • Relação dos Homenageados (Patrono, Paraninfo, Professor e Funcionário Homenageado);
  • Listagem e Fotos dos Formandos;
  • Mensagem de Agradecimento A Deus;
  • Mensagem de Agradecimento Aos Pais;
  • Mensagem de Agradecimento Aos Ausentes;
  • Mensagem de Agradecimento Aos que Amamos;
  • Mensagem de Agradecimento Aos Mestres e Funcionários;
  • Juramento do Curso;
  • Nome do Juramentista e Orador da Turma;
  • Listagem e Foto da Comissão;
  • Mensagem da Comissão;
  • Mensagem Final.

Fotos e imagens

É importante que a turma se organize com certo tempo de antecedência para fazer o ensaio e preparar as fotos para os convites de formatura.

Quando chegar a hora de começar a negociar os convites e mandar tudo para a gráfica, as fotos já devem estar em mãos. Essa é aquela lembrança que emociona qualquer família!

ETAPA 2

convites de formatura

Na etapa 2, falaremos sobre questões mais “técnicas”. Como a escolha dos acabamentos e tipos de convite, bem como a escolha da empresa responsável pelo trabalho. Atente para as dicas e garanta a segurança na escolha:

Escolha da empresa de convites de formatura

O mercado está repleto de empresas de convites de formatura, isso é fato. No entanto, as celebrações devem integrar as vontades de toda a turma, por isso é importante tomar cuidado na hora da escolha da empresa responsável.

Além disso, todo cuidado é pouco na hora de fazer a escolha final. É preciso garantir a segurança neste momentos, para que tudo ocorra conforme o previsto.

Por isso separamos algumas dicas para ter em mente na hora de avaliar a melhor opção:

#1 Portfólio de qualidade

É claro que na hora de escolher, a comissão vai querer dar uma olhada no portfólio da empresa! Essa é a referência que se pode ter sobre a qualidade dos convites.

E considerando a série de detalhes envolvidos na produção, garantir a escolha de uma empresa séria com recursos de qualidade é o que garante que a comissão fez a escolha certa.

#2 Boas avaliações

Além de um bom portfólio, é preciso saber de outras pessoas como foi a experiência com a empresa. Por isso, é fundamental pesquisar as avaliações.

#3 Compromisso com prazos comprovado por avaliações anteriores

O compromisso com os prazos é simplesmente indispensável. Ao pesquisar por avaliações, você certamente encontrará a resposta que procura.

Tomar esse cuidado é um dos mais importantes, porque a perda de prazo é uma das reclamações mais comuns entre as turmas de formandos.

Garanta a escolha certa!

#4 Diferenciais de atendimento e pacotes de serviços

Por fim, o que destaca a escolha final dentre suas opções são os diferenciais de atendimento, orçamentos personalizados, suporte de representantes, pacotes de serviços etc. A comissão deve incluir essas informações nas pesquisas!

Tipos de convites

Agora, chegamos a um ponto super importante. A comissão precisará definir diversos detalhes com a empresa escolhida. E vamos falar de todos eles agora, para que você entenda cada acabamento e tipo de convite.

Convites de luxo

Os convites de formatura de luxo são aqueles feitos com acabamentos específicos em materiais mais refinados. A ideia é ter um resultado mais refinado para os convites, e por isso é importante conhecer os tipos de acabamentos, que falaremos na sequência.

Convites simples

Em contrapartida, os convites simples são aqueles confeccionados com acabamentos mais básicos. Igualmente charmosos e elegantes, diferem dos de luxo somente em função desses acabamentos.

Tipos de acabamentos

Conheça agora alguns dos acabamentos de luxo para os convites.

#1 Laminação fosca ou brilho

A laminação consiste na aplicação de uma película, fosca ou brilhosa, com resultado semelhante ao da plastificação ou envernização, respectivamente.

A fosca tem sido usada pra dar um acabamento mais discreto em contraste com outros detalhes mais chamativos. Além de ser resistente e elegante, o material evita  marcas de gordura de digitais.

convites de formatura

Laminação fosca

Laminação brilho

#2 Corte especial e alto relevo

O corte especial é utilizado para detalhes específicos na capa. Seja para personalizar a abertura da capa ou mesmo para personalizar o acabamento por meio de formas temáticas, como no exemplo abaixo:

convites de formatura

Corte especial

O alto relevo também é um elemento utilizado para o destaque da capa. Seja para dar um toque especial no nome do curso em contraposição às cores e design do fundo. Confira um exemplo:

convites de formatura

Alto relevo

#3 Impressão da capa

A impressão da capa pode ser feita com 1 ou 2 aberturas. E também com 1 cor ou em cromia.

Com 1 única abertura, temos os convites de formatura mais simples que abrem horizontalmente. Veja:

convites de formatura

Capa 1 abertura

No caso das 2 aberturas, temos a oportunidade de personalizar ainda mais os convites de formatura, seja por meio do medalhão (que falaremos na sequência) ou de outras aplicações. Um dos nossos modelos com 2 aberturas:

convites de formatura

Capa 2 aberturas

A impressão em cromia representa a impressão com as cores do padrão CMYK. Isto é, a impressão colorida será feita com base nas 4 cores básicas, com as iniciais da sigla:

  • Cyan (ciano)
  • Magenta
  • Yellow (amarelo)
  • BlacK (preto)

#4 Verniz UV

Esse acabamento consiste em aplicar o envernizado em partes específicas do convite para dar maior destaque. O verniz UV é muito utilizado em cartões de visita, para destacar a logo. No caso dos convites, é comum os formandos optarem por destacar o nome do curso ou algum símbolo presente na capa.

O verniz é ótimo porque promove mais nitidez para as cores destacadas, além de dar um ar sofisticado para o material.

#5 Hotstamp

O hotstamp é um acabamento de luxo muito elegante e super utilizado. Também conhecido como estampagem quente, consiste na impressão com uma tira metálica sobre o papel por meio de um molde pré aquecido.

Depois da prensa, o detalhe metálico destaca o trecho escolhido, dando a impressão de que o acabamento foi feito em prateado ou dourado, como no exemplo abaixo:

convites de formatura

Hotstamp

#6 Medalha em latão

Por fim, a medalha em latão, que falamos antes, consiste no destaque de algum símbolo por meio de uma medalha. Veja nosso modelo:

convites de formatura

Medalha em latão

Com isso, o destaque da capa fica concentrado neste elemento. Assim, é possível trabalhar os acabamentos mais discretos, como a laminação fosca, para os demais detalhes.

Essa é uma boa pedida para os convites de 2 aberturas.

Escolha do layout final

Para fechar essa etapa, a comissão deverá escolher, junto à empresa, o layout final do convite. Depois disso, mão na massa! A empresa começa a agir e a empolgação dos formandos aumenta.

Agora que falamos de cada detalhe das etapas da confecção dos convites de formatura, confira algumas dicas para escolha do design das referências de convite que separamos. Escolhemos referências por curso:

Dicas para escolha do acabamento: referências por curso

Convite de engenharia civil

convites de formatura

Esse convite de engenharia civil representa bem o que falamos sobre Hotstamp. Com esse acabamento, o destaque da capa fica muito elegante e pode ser trabalhado com diversas cores e materiais do fundo da capa.

Neste modelo, o corte especial da capa, junto à laminação fosca e o hotstamp deixaram o conjunto simplesmente perfeito!

Ah! E além disso, a escolha dessa ilustração também tem tudo a ver com o curso, o que deixou esse convite ainda mais especial. Nós adoramos.

Convite de medicina

Para o convite de medicina, escolhemos um de nossos modelos com acabamento de aplicação em acrílico. Esse é um dos acabamentos de luxo que adoramos e que destacam totalmente os detalhes da capa.

O modelo que escolhemos trabalha esse design por meio do destaque do brasão do curso em acrílico. Além disso, o modelo é mais minimalista nos demais detalhes, com branco e preto. Veja:

convites de formatura

Esse modelo também conta com a laminação fosca e o acabamento em berço de madeira para acomodar o convite.

Convite de enfermagem

Para os convites de formatura de enfermagem, selecionamos este modelo de nosso portfólio, que conta com os acabamentos: capa com 2 aberturas, corte especial e impressão em cromia.

O corte especial da capa é o maior destaque. O coração e os elementos visuais da capa se associam para criar uma imagem super linda do coração com os batimentos, tema que relaciona com o curso.

Convite de direito

E, para concluir, um modelo de convite de direito. Nós adoramos muito esse convite por ser super criativo, trabalhar acabamentos elegantes e especialmente pela abordagem direta a um tema relacionado ao curso. Veja:

convites de formatura

O convite foi feito tendo como referência o poder judiciário e seu distintivo, porém com as informações sobre a formatura na capa e internamente.

Conclusão: checklist final + linha do tempo para organização

Como você já deve estar cansado de saber, são tantos detalhes que organizar uma agenda com tudo pode ser super desafiador. Mas calma! Até a ansiedade e a preocupação devem ser “curtidas” para que o momento seja mesmo inesquecível. Esse é o marco de uma mudança muito radical na sua vida!

Separamos um modelo de agenda para que você saiba como se planejar com seu convite de formatura.

Como você pode se organizar:

convites de formatura

1 ano antes da formatura

A comissão de formatura deve entrar em contato com a gráfica que ficará responsável pelos convites. Esse prazo é importante para que dê tempo para tudo.

Com as informações levantadas pela comissão nos últimos tempos, será possível fazer orçamentos e começar a planejar todos os detalhes.

10 meses antes da formatura

Nesse período, é recomendável que os formandos procurem um profissional para fazer o álbum de fotos e as imagens do convite de formatura.

É importante que a turma se organize com pelo menos 10 meses de antecedência para fazer o ensaio e preparar as fotos para os convites.

7 meses antes da formatura

Hora de começar a pensar na lista de convidados, informações e mensagens do convite e todos esses detalhes!

A comissão deverá listar com a turma a quantidade exata de convites que vão querer e qual a quantidade exata de convidados de cada um. E pode ser que você já queira começar a pesquisar o visual.

→ [INFOGRÁFICO] Agenda do formando

1 ou 2 meses antes da formatura

É recomendável que os formandos se organizem para entregar os convites com 1 ou 2 meses de antecedência. Assim, os convidados podem se organizar, confirmar presença, etc.

Aqui notamos mais do que nunca a importância de escolher uma boa gráfica para o convite de formatura. A comissão deve optar por uma gráfica que seja capaz de atender os prazos esperados pelos formandos conforme o planejamento.

Prepare-se para o grande dia!

Por fim, prepare-se com todos os mimos que se tem direito para o grande dia! Você merece. Então, se alimente bem, durma até mais tarde e deixe tudo organizado com antecedência, para poder ficar tranquilo no dia!


Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Chamar no whatsapp
Powered by